terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Site da Nasa fala sobre 'apagão global' e o ‘fim do mundo’ em 2012

Site da Nasa fala sobre 'apagão global' e o ‘fim do mundo’ em 2012
A Terra sempre foi sujeito a impactos de cometas e asteróides, embora grandes hits são muito raros. O último grande impacto ocorreu há 65 milhões de anos atrás, o que levou à extinção dos dinossauros.
Da Redação da Agência ContilNet
As especulações sobre um possível apocalipse no final de 2012 continuam assustando pessoas de todas as idades. Postagens nas redes sociais também chamam atenção principalmente de crianças e jovens, que em sua maioria acreditam que no final deste ano alguma coisa, no mínimo estranha, irá acontecer no planeta Terra.

"São tantas coisas que vejo na internet que tem hora que acabo acreditando que alguma coisa possa mesmo acontecer. Dizem que no dia 21 de dezembro a Terra entrará em um anel chamado "o cinturão fotônico" por volta de uma hora da manhã, e haverá, então, um apagão no Planeta e serão três dias de escuridão", diz o estudante Pedro Mariano, 23 anos.


"Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão"
"Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão"
De acordo com o site oficial da Nasa, que  pode ser acessado pelo endereço http://www.nasa.gov/topics/earth/features/2012.html#solar - o Mundo não vai acabar em 2012, mas irá acontecer o ‘solstício de inverno’, um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno.

No hemisfério sul, o fenômeno ocorre normalmente no dia 21 de junho. Já no hemisfério norte, em 21 de dezembro. A data tinha grande importância para muitas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento, cita um trecho da Wikipédia. Vejam a seguir:


Importância cultural e religiosa
Esta data tinha grande importância para diversas culturas antigas que geralmente realizavam celebrações e festivais ligados às suas religiões.

Chineses

No calendário chinês, o solstício de inverno chama-se dong zhi (em português: chegada do inverno) e é considerado uma data de extrema importância, visto ser aí festejada a passagem de ano.

Roma antiga

Entre os romanos os festivais eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.
Com a introdução do cristianismo no Império Romano houve, por parte da Igreja Católica, uma tentativa de cristianizar os festivais "pagãos". Há indícios de que a data de 25 de Dezembro foi escolhida para representar o nascimento de Jesus Cristo já no século IV. Há evidência bíblica de que Jesus não teria nascido durante o inverno, pois, no momento do nascimento, pastores estavam cuidando de seus rebanhos nas vigílias da noite, e o período do solstício, visto como o renascimento do Sol, carrega forte representatividade. Além disso, conseguiu aproveitar a popularidade das festividades da época.


Neopaganismo e Europa pré-cristã

Hoje esta data é revivida na celebração do Sabbat Neopagão Yule. Que revive algumas antigas tradições religiosas dos povos europeus pré-cristãos.
Os povos da Europa pré-cristã, chamados pelos católicos de pagãos, tinham grande ligação com esta data. Segundo alguns, monumentos como Stonehenge eram construídos de forma a estarem orientados para o pôr do sol do solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão.


Veja o que diz o site oficial da Nasa sobre o ‘fim do mundo’
Para além de 2012. Porque o mundo não vai acabar.

21 de dezembro de 2012, não será o fim do mundo como nós sabemos, no entanto, vai ser outro solstício de inverno.

Ao contrário do que algumas das crenças comuns lá fora acreditam, as especulações por trás do fim do mundo rapidamente se desvendam, quando preso ao cronograma de 2012.
Abaixo, os cientistas da NASA respondem a perguntas sobre os seguintes temas 2012:

Fim do Mundo
'Predição' Origens
Calendário Maia
total Blackout
Alinhamento Planetário
Nibiru / Planeta X / Eris
Mudança polar
Meteor Strike
NASA Ciência
Tempestades solares


Existem ameaças para a Terra em 2012? Muitos sites da internet dizem que o mundo vai acabar em dezembro de 2012.

Site da Nasa: O mundo não vai acabar em 2012. Nosso planeta vem recebendo ao longo bem por mais de 4 bilhões de anos, e os cientistas credíveis em todo o mundo sabe que não existe nenhuma ameaça associada com 2012.

Qual é a origem da previsão de que o mundo vai acabar em 2012?

Site da Nasa: A história começou com alegações de que Nibiru, um planeta supostamente descoberto pelos sumérios, é dirigido para a Terra. Esta catástrofe foi inicialmente prevista para maio de 2003, mas quando nada aconteceu a data do fim do mundo foi movido para a frente a dezembro de 2012 e ligada ao fim de um dos ciclos do calendário Maia, no solstício de inverno em 2012 - daí a data do fim do mundo previsto de 21 de dezembro de 2012.

Será que o fim do calendário maia, em dezembro de 2012?

Site da Nasa: Assim como o calendário que você tem na sua parede da cozinha não deixará de existir após 31 de dezembro, o calendário maia não deixará de existir em 21 de dezembro de 2012. Esta data é o final do período de contagem maia longo, mas depois - assim como seu calendário começa novamente em 1 de janeiro - outro longo período de contagem começa para o calendário maia.

A NASA está prevendo um "apagão total" da Terra em 23 dezembro a 25 dezembro?

Site da Nasa: Absolutamente não. Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão. Não há esse alinhamento (ver pergunta seguinte). Algumas versões deste rumor cita uma mensagem de preparação para emergências de administrador da Nasa, Charles Bolden. Isto é simplesmente uma mensagem incentivando as pessoas a se preparar para emergências, registrados como parte de uma ampla campanha do governo (preparação). Ele nunca menciona um apagão.

Assista ao vídeo

Poderia planetas se alinharem de uma forma que impactaria a Terra?

Site da Nasa: Não há alinhamentos planetários nas próximas décadas e até mesmo se estes alinhamentos ocorressem, seus efeitos sobre a Terra seria insignificante. Um alinhamento maior ocorreu em 1962, por exemplo, e outros dois aconteceu durante 1982 e 2000. Todo mês de dezembro a Terra e o Sol se alinham com o centro aproximado da Via Láctea, mas que é um evento anual de nenhuma consequência.

Mais sobre o alinhamento

Existe um planeta anão ou marrom chamado Nibiru ou Planeta X ou Eris que está se aproximando da Terra e ameaçando nosso planeta com a destruição generalizada?

Site da Nasa: Nibiru e outras histórias sobre planetas retrógrados são uma farsa da Internet. Não há nenhuma base factual para essas reclamações. Se Nibiru ou Planeta X eram reais e se dirigiu para um encontro com a Terra em 2012, os astrônomos o teriam seguido por pelo menos uma década no passado, e seria visível até agora a olho nu. Obviamente, não existe. Eris é real, mas é um planeta anão Plutão semelhante ao que permanecerá no sistema solar exterior; mais próximo que ele pode vir a Terra é de cerca de 4 bilhões de milhas.

O que é a teoria do deslocamento polar? É verdade que a crosta da Terra faz uma rotação de 180 graus em torno do núcleo em questão de dias, se não horas?

Site da Nasa: A inversão da rotação da Terra é impossível. Há movimentos lentos dos continentes (por exemplo, a Antártida estava perto do equador há centenas de milhões de anos atrás), mas isso é irrelevante para reivindicações de inversão dos pólos de rotação. No entanto, muitos dos sites-desastre puxam uma isca para enganar as pessoas. Eles reivindicam uma relação entre a rotação e a polaridade magnética da Terra, que muda de forma irregular, com uma inversão magnética que ocorre a cada 400 mil anos, em média. Tanto quanto sabemos, tal reversão magnética não causa qualquer dano à vida na Terra. Os cientistas acreditam que uma reversão magnética é muito improvável que isso aconteça nos milênios seguintes.

Mais sobre deslocamento polar

A Terra está em perigo de ser atingida por um meteoro em 2012?

Site da Nasa: A Terra sempre foi sujeito a impactos de cometas e asteróides, embora grandes hits são muito raros. O último grande impacto ocorreu há 65 milhões de anos atrás, o que levou à extinção dos dinossauros. Hoje, os astrônomos da NASA estão realizando um levantamento chamado Pesquisa Spaceguard para encontrar qualquer grande asteróide próximos da Terra muito antes de bater. Nós afirmamos que não há asteróides ameaçadores tão grandes quanto o que matou os dinossauros. Todo este trabalho é feito abertamente com as descobertas publicadas todos os dias no Near-Earth site de objeto do Office da NASA Programa, para que você possa ver por si mesmo que nada está previsto para acertar em 2012.

Como é que os cientistas da NASA se sente sobre especulações do fim do mundo em 2012?

Site da Nasa: Para quaisquer alegações de desastres ou mudanças dramáticas em 2012, onde está a ciência? Onde estão as provas? Não há ninguém, e por todas as afirmações ficcionais, se eles são feitos em livros, filmes, documentários ou através da Internet, não podemos mudar esse fato simples. Não há provas credíveis para qualquer uma das afirmações feitas no apoio de eventos incomuns que poderiam ocorrer em dezembro de 2012.

Por que você não precisa temer uma supernova

Sobre o super-vulcões



Existe um perigo de gigantes tempestades solares previstos para 2012?

Site da Nasa: A atividade solar tem um ciclo regular, com picos aproximadamente a cada 11 anos. Perto desses picos de atividade, explosões solares podem causar uma interrupção das comunicações por satélite, embora os engenheiros estejam aprendendo a construir eletrônicos que estão protegidos contra a maioria das tempestades solares. Mas não há riscos especiais associados a 2012. O próximo máximo solar ocorrerá no período de tempo 2012-2014 e está previsto para ser um ciclo médio solar, não diferente de ciclos anteriores ao longo da história.

A Terra sempre foi sujeito a impactos de cometas e asteróides, embora grandes hits são muito raros. O último grande impacto ocorreu há 65 milhões de anos atrás, o que levou à extinção dos dinossauros.
Da Redação da Agência ContilNet
As especulações sobre um possível apocalipse no final de 2012 continuam assustando pessoas de todas as idades. Postagens nas redes sociais também chamam atenção principalmente de crianças e jovens, que em sua maioria acreditam que no final deste ano alguma coisa, no mínimo estranha, irá acontecer no planeta Terra.

"São tantas coisas que vejo na internet que tem hora que acabo acreditando que alguma coisa possa mesmo acontecer. Dizem que no dia 21 de dezembro a Terra entrará em um anel chamado "o cinturão fotônico" por volta de uma hora da manhã, e haverá, então, um apagão no Planeta e serão três dias de escuridão", diz o estudante Pedro Mariano, 23 anos.


"Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão"
"Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão"
De acordo com o site oficial da Nasa, que  pode ser acessado pelo endereço http://www.nasa.gov/topics/earth/features/2012.html#solar - o Mundo não vai acabar em 2012, mas irá acontecer o ‘solstício de inverno’, um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno.

No hemisfério sul, o fenômeno ocorre normalmente no dia 21 de junho. Já no hemisfério norte, em 21 de dezembro. A data tinha grande importância para muitas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento, cita um trecho da Wikipédia. Vejam a seguir:


Importância cultural e religiosa
Esta data tinha grande importância para diversas culturas antigas que geralmente realizavam celebrações e festivais ligados às suas religiões.

Chineses

No calendário chinês, o solstício de inverno chama-se dong zhi (em português: chegada do inverno) e é considerado uma data de extrema importância, visto ser aí festejada a passagem de ano.

Roma antiga

Entre os romanos os festivais eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.
Com a introdução do cristianismo no Império Romano houve, por parte da Igreja Católica, uma tentativa de cristianizar os festivais "pagãos". Há indícios de que a data de 25 de Dezembro foi escolhida para representar o nascimento de Jesus Cristo já no século IV. Há evidência bíblica de que Jesus não teria nascido durante o inverno, pois, no momento do nascimento, pastores estavam cuidando de seus rebanhos nas vigílias da noite, e o período do solstício, visto como o renascimento do Sol, carrega forte representatividade. Além disso, conseguiu aproveitar a popularidade das festividades da época.


Neopaganismo e Europa pré-cristã

Hoje esta data é revivida na celebração do Sabbat Neopagão Yule. Que revive algumas antigas tradições religiosas dos povos europeus pré-cristãos.
Os povos da Europa pré-cristã, chamados pelos católicos de pagãos, tinham grande ligação com esta data. Segundo alguns, monumentos como Stonehenge eram construídos de forma a estarem orientados para o pôr do sol do solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão.


Veja o que diz o site oficial da Nasa sobre o ‘fim do mundo’
Para além de 2012. Porque o mundo não vai acabar.

21 de dezembro de 2012, não será o fim do mundo como nós sabemos, no entanto, vai ser outro solstício de inverno.

Ao contrário do que algumas das crenças comuns lá fora acreditam, as especulações por trás do fim do mundo rapidamente se desvendam, quando preso ao cronograma de 2012.
Abaixo, os cientistas da NASA respondem a perguntas sobre os seguintes temas 2012:

Fim do Mundo
'Predição' Origens
Calendário Maia
total Blackout
Alinhamento Planetário
Nibiru / Planeta X / Eris
Mudança polar
Meteor Strike
NASA Ciência
Tempestades solares


Existem ameaças para a Terra em 2012? Muitos sites da internet dizem que o mundo vai acabar em dezembro de 2012.

Site da Nasa: O mundo não vai acabar em 2012. Nosso planeta vem recebendo ao longo bem por mais de 4 bilhões de anos, e os cientistas credíveis em todo o mundo sabe que não existe nenhuma ameaça associada com 2012.

Qual é a origem da previsão de que o mundo vai acabar em 2012?

Site da Nasa: A história começou com alegações de que Nibiru, um planeta supostamente descoberto pelos sumérios, é dirigido para a Terra. Esta catástrofe foi inicialmente prevista para maio de 2003, mas quando nada aconteceu a data do fim do mundo foi movido para a frente a dezembro de 2012 e ligada ao fim de um dos ciclos do calendário Maia, no solstício de inverno em 2012 - daí a data do fim do mundo previsto de 21 de dezembro de 2012.

Será que o fim do calendário maia, em dezembro de 2012?

Site da Nasa: Assim como o calendário que você tem na sua parede da cozinha não deixará de existir após 31 de dezembro, o calendário maia não deixará de existir em 21 de dezembro de 2012. Esta data é o final do período de contagem maia longo, mas depois - assim como seu calendário começa novamente em 1 de janeiro - outro longo período de contagem começa para o calendário maia.

A NASA está prevendo um "apagão total" da Terra em 23 dezembro a 25 dezembro?

Site da Nasa: Absolutamente não. Nem a NASA, nem qualquer outra organização científica está prevendo tal apagão. Os relatórios falsos sobre esta reivindicação afirmam que algum tipo de "alinhamento do Universo" irá causar um apagão. Não há esse alinhamento (ver pergunta seguinte). Algumas versões deste rumor cita uma mensagem de preparação para emergências de administrador da Nasa, Charles Bolden. Isto é simplesmente uma mensagem incentivando as pessoas a se preparar para emergências, registrados como parte de uma ampla campanha do governo (preparação). Ele nunca menciona um apagão.

Assista ao vídeo

Poderia planetas se alinharem de uma forma que impactaria a Terra?

Site da Nasa: Não há alinhamentos planetários nas próximas décadas e até mesmo se estes alinhamentos ocorressem, seus efeitos sobre a Terra seria insignificante. Um alinhamento maior ocorreu em 1962, por exemplo, e outros dois aconteceu durante 1982 e 2000. Todo mês de dezembro a Terra e o Sol se alinham com o centro aproximado da Via Láctea, mas que é um evento anual de nenhuma consequência.

Mais sobre o alinhamento

Existe um planeta anão ou marrom chamado Nibiru ou Planeta X ou Eris que está se aproximando da Terra e ameaçando nosso planeta com a destruição generalizada?

Site da Nasa: Nibiru e outras histórias sobre planetas retrógrados são uma farsa da Internet. Não há nenhuma base factual para essas reclamações. Se Nibiru ou Planeta X eram reais e se dirigiu para um encontro com a Terra em 2012, os astrônomos o teriam seguido por pelo menos uma década no passado, e seria visível até agora a olho nu. Obviamente, não existe. Eris é real, mas é um planeta anão Plutão semelhante ao que permanecerá no sistema solar exterior; mais próximo que ele pode vir a Terra é de cerca de 4 bilhões de milhas.

O que é a teoria do deslocamento polar? É verdade que a crosta da Terra faz uma rotação de 180 graus em torno do núcleo em questão de dias, se não horas?

Site da Nasa: A inversão da rotação da Terra é impossível. Há movimentos lentos dos continentes (por exemplo, a Antártida estava perto do equador há centenas de milhões de anos atrás), mas isso é irrelevante para reivindicações de inversão dos pólos de rotação. No entanto, muitos dos sites-desastre puxam uma isca para enganar as pessoas. Eles reivindicam uma relação entre a rotação e a polaridade magnética da Terra, que muda de forma irregular, com uma inversão magnética que ocorre a cada 400 mil anos, em média. Tanto quanto sabemos, tal reversão magnética não causa qualquer dano à vida na Terra. Os cientistas acreditam que uma reversão magnética é muito improvável que isso aconteça nos milênios seguintes.

Mais sobre deslocamento polar

A Terra está em perigo de ser atingida por um meteoro em 2012?

Site da Nasa: A Terra sempre foi sujeito a impactos de cometas e asteróides, embora grandes hits são muito raros. O último grande impacto ocorreu há 65 milhões de anos atrás, o que levou à extinção dos dinossauros. Hoje, os astrônomos da NASA estão realizando um levantamento chamado Pesquisa Spaceguard para encontrar qualquer grande asteróide próximos da Terra muito antes de bater. Nós afirmamos que não há asteróides ameaçadores tão grandes quanto o que matou os dinossauros. Todo este trabalho é feito abertamente com as descobertas publicadas todos os dias no Near-Earth site de objeto do Office da NASA Programa, para que você possa ver por si mesmo que nada está previsto para acertar em 2012.

Como é que os cientistas da NASA se sente sobre especulações do fim do mundo em 2012?

Site da Nasa: Para quaisquer alegações de desastres ou mudanças dramáticas em 2012, onde está a ciência? Onde estão as provas? Não há ninguém, e por todas as afirmações ficcionais, se eles são feitos em livros, filmes, documentários ou através da Internet, não podemos mudar esse fato simples. Não há provas credíveis para qualquer uma das afirmações feitas no apoio de eventos incomuns que poderiam ocorrer em dezembro de 2012.

Por que você não precisa temer uma supernova

Sobre o super-vulcões



Existe um perigo de gigantes tempestades solares previstos para 2012?

Site da Nasa: A atividade solar tem um ciclo regular, com picos aproximadamente a cada 11 anos. Perto desses picos de atividade, explosões solares podem causar uma interrupção das comunicações por satélite, embora os engenheiros estejam aprendendo a construir eletrônicos que estão protegidos contra a maioria das tempestades solares. Mas não há riscos especiais associados a 2012. O próximo máximo solar ocorrerá no período de tempo 2012-2014 e está previsto para ser um ciclo médio solar, não diferente de ciclos anteriores ao longo da história.

Nenhum comentário: