quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mestre em Manejo de Recursos Naturais afirma que madeireiras no Acre são operadas por “laranjas” de empresas internacionais

Mestre em Manejo de Recursos Naturais afirma que madeireiras no Acre são operadas por “laranjas” de empresas internacionais

27 de outubro de 2011 - 5:54:18Em uma entrevista publicada nesta quara-feira (26) pela EcoAgência de notícias ambientais, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), mestre em Manejo de Recursos Naturais, Elder Andrade de Paula, afirmou que o manejo florestal praticado no Acre é operado com ‘laranjas’ de grandes empresas internacionais.
“Grandes empresas transnacionais operam regionalmente com laranjas, muito associadas ao poder local”… … “No Acre, o poder estadual foi capturado pelo agronegócio da madeira. O grupo que domina o poder desse estado há 13 anos tem o PT como liderança e está associado à importação da madeira”, disse
Elder de Paula diz acompanhar os impactos gerados pelos grandes empreendimentos nos povos da Amazônia e é categórico ao dizer que as comunidades locais não se beneficiam da exploração madeireira e energética.
“Digo com toda a segurança que nem a população camponesa nem os indígenas se beneficiam com a plantação madeireira na região. Ao contrário, elas têm sido extremamente afetadas por este movimento crescente de destruição das matas. Para se ter uma ideia, o projeto que é dito como modelo pelos ambientalistas de mercado no Brasil, difundido internacionalmente como modelo de exploração sustentável de madeira, de manejo comunitário, não atende à comunidade. Todas as famílias que vivem do Projeto de Assentamento Agroextrativista Chico Mendes estão cadastradas no programa Bolsa Família, apesar de praticarem o manejo comunitário de madeira há quase uma década. Segundo depoimento de uma das principais lideranças do projeto, a renda que essas pessoas obtêm anualmente com a venda de madeira é 2,500 reais porque vendem o metro cúbico de madeira a 90 reais para a Laminados Triunfo, que é a grande madeireira que domina este pedaço. Os 90 reais não são líquidos, porque as pessoas têm que pagar o serviço das máquinas”, disse o professor em um dos trechos da entrevista.
Elder Andrade de Paula é licenciado em Ciências Agrícolas, pela UFRRJ, especialista em Ciências Sociais com enfoque na Amazônia, pela Ufac, mestre e doutor em Desenvolvimento Agrícola e Sociedade. Atualmente é docente dos programas de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, da Universidade Federal do Acre – Ufac.
Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O STF e a pauta do RE 603.583

Brasília, 17 de outubro de 2011

O STF e a pauta do RE 603.583

---------------------------------
VASCO VASCONCELOS

Ufa! Vitória dos Direitos Humanos. Nenhuma tirania é eterna. A do Hosni do Egito durou 30 anos; a do o ditador Muammar Kadhafi, 42 anos, a da OAB que perdurava por 15 anos, está agonizando em estado terminal, falência múltipla. Com ufanismo e alívio acabo de tomar conhecimento que o nobre Ministro Marco Aurélio do Egrégio do STF, relatou do RE 603.583 encaminhou dia 14/10 p.p. o pedido para Pauta do Julgamento do referido RE, que dispõe sobre a inconstitucionalidade do caça-níqueis Exame da OAB, o qual vem gerando terror, fome, desemprego (num país de desempregados), e doenças psicossociais, verdadeiro mecanismo de exclusão social (Bullying Social). Isso significa dizer que ainda neste ano, o Egrégio STF deverá extirpar esse câncer (Exame da OAB), do nosso ordenamento jurídico. O fato da existência de 1240 faculdades de direito no país e a falta de fiscalização do MEC, não dão direito à OAB de afrontar a Constituição. Assegura o art. 5º inciso XIII,CF: "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Art. 29 § 1º do Código de Ética Disciplina da OAB (Das regras deontológicas fundamentais) "Títulos ou qualificações profissionais são os relativos à profissão de advogado, conferidos por universidades ou instituições de ensino superior, reconhecidas." .A privação do emprego é um ataque frontal aos direitos humanos. "Assistir os desassistidos e integrar na sociedade os excluídos." Que o Egrégio STF mire-se na celeridade, do Tribunal Constitucional de Portugal, que num gesto de extrema grandeza, declarou inconstitucional o famigerado Exame de Ordem de Portugal, em respeito à Constituição, ao Estado de Direito e aos Direitos Humanos. Vamos respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, notadamente art. XXIII -1 -Toda pessoa tem o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, (...) e à proteção contra o desemprego. Afinal a função primordial dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das arbitrariedades, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder.

VASCO VASCONCELOS
Analista e Escritor
BRASÍLIA-DF
E-mail: vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bola "cai do céu" recheada de celulares dentro de presídio

Sena Madureira
17/10/2011 01:22 - Atualizado em 17/10/2011 07:19
Bola "cai do céu" recheada de celulares dentro de presídio
Essa foi mais uma ação fracassada de pessoas que estão do lado de fora e que insistem em enviar objetos ilícitos para os presos.
Edinaldo Gomes, da Agência ContilNet
A bola estava recheada com quatro telefones celular/Fotos: Sena 24 Horas
A bola estava recheada com quatro telefones celular/Fotos: Sena 24 Horas
Um caso no mínimo inusitado foi registrado nesse último final de semana nas dependências da Unidade de Recuperação Social, Evaristo de Moraes, em Sena Madureira.

Na tarde de sábado, 14, uma bola de futebol, de cor amarela, caiu dentro da unidade prisional de forma misteriosa.

Como não estava acontecendo nenhuma partida de futebol, nem tampouco havia sido feito nenhum pedido de bola para a penitenciária, os agentes resolveram examinar o objeto e acabaram encontrando dentro da bola quatro aparelhos celulares e dois carregadores que certamente iriam parar nas mãos de alguns reeducandos.

O plano frustrado do infrator era de um só lance 'municiar' quatro detentos, que poderiam a partir da,í manter contato com frequência com os que estão em liberdade.

Acredita-se que o receptor dos objetos iria pegar a bola provavelmente durante o banho de sol. Os agentes penitenciários conseguiram ainda identificar fotos e números de celulares de ex-presidiários bem conhecidos no mundo da criminalidade. Essas informações serão levadas ao conhecimento da Polícia Civil que irá investigar o caso.

Essa foi mais uma ação fracassada de pessoas que estão do lado de fora e que insistem em enviar objetos ilícitos para os presos. O resultado positivo é atribuído a inteligência e esperteza dos Agentes Penitenciários de Sena Madureira.
(Com informações e fotos do Sena24horas).
Os agentes perbeberam o "truque"  e apreenderam todos os equipamentos
Os agentes perbeberam o "truque" e apreenderam todos os equipamentos

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Morre humorista acreano José Vasconcellos, aos 85 anos

11/10/2011 09:09
Morre humorista acreano José Vasconcellos, aos 85 anos
Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro.
O humorista José Vasconcellos (Foto: Arquivo pessoal/Rick Régis)
O humorista José Vasconcellos (Foto: Arquivo pessoal/Rick Régis)
Morreu às 6h da manhã desta terça-feira (11), aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.

As informações são do sobrinho do humorista, o também comediante Rick Régis.

Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro. Começou na rádio e ganhou destaque fazendo esquetes de personagens gagos. Na televisão, interpretou o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na "Escolinha do Professor Raimundo" da TV Globo. Sua última aparição nas telas foi no humorístico "Escolhinha do Barulho", da TV Record, em que viveu o mesmo personagem.
Fonte:globo.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homem substitui olho por câmera de vídeo




Homem substitui olho por câmera de vídeo

Rob foi convidado para participar de um documentário sobre o assunto para os desenvolvedores do videogame Deus Ex: Human Revolution, que trata de um mundo repleto de ciborgues. Para ele, a tecnologia está se preparando para conceber humanos com partes do corpo robóticas. “As pessoas atualmente não pensam em cortar o próprio braço para substituí-lo por um mecânico. Mas se a tecnologia continuar nesse caminho… elas vão pensar sobre isso”.
fonte:revista superinteressante

domingo, 2 de outubro de 2011

Alvoroço no enterro de mulher que estava morta e ‘piscou o olho’

Alvoroço no enterro de mulher que estava morta e ‘piscou o olho’
A polícia foi chamada e o corpo de Lidiane foi removido ao hospital de Tarauacá.
Parente diz que viu mulher piscar o olho/Fotos: Blog do Chiquinho
Parente diz que viu mulher piscar o olho/Fotos: Blog do Chiquinho
O corpo da jovem Lindiane Souza, 22 anos, morta com pelo menos 10 facadas pelo próprio marido, já estava chegando à Igreja católica de Tarauacá, onde aconteceria uma breve cerimônia para então seguir para o cemitério. O clima que já era de comoção devido à brutalidade do crime, se tornou um verdadeiro alvoroço quando um dos familiares afirmou que, teria visto a mulher piscando os olhos, e apresentado outros sinais de que estivesse viva.

A polícia foi chamada e o corpo de Lidiane foi removido ao hospital de Tarauacá. Do lado de fora, familiares em desespero e muita gente na expectativa, de que a mulher não estivesse morta ou que tivesse voltado a viver.

A clínica geral Adriane, que atua no Hospital de Tarauacá fez uma nova avaliação no corpo da mulher. “Não tinha sinais vitais, o corpo já estava inchado e com um início de mau cheiro, isso porque ela estava com quase 24 horas morta. Para tirar qualquer dúvida, outro médico fez uma nova avaliação, não havia nenhuma possibilidade dela estar viva”, comentou a médica.

Ainda mais abalados, os familiares da mulher retornaram com o corpo a igreja e posteriormente ao cemitério já no início da noite para o sepultamento.

O acusado do crime, Mardilson Mendes dos Santos, 29 anos, já está no presido da cidade.

Mãe da mulher morta estava inconsolável