quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ninguém pode ser preso, salvo em flagrante delito

Qua, 29 de Setembro de 2010 07:26


Faltam apenas quatro dias para as Eleições Gerais 2010, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de outubro. A partir de ontem (28), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18, Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas

Js.carioca@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Última atualização em Qua, 29 de Setembro de 2010 11:15 Foto:Tadeu Pereira

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

F L A S H










fonte:"ac24horas"

Colisão entre Siena e carreta mata uma pessoa e fere três

Segundo informações de uma sobrevivente, a carreta bateu na frente do veículo e ainda arrastou o carro por cerca de 100 metros

Juscilene Maffi (24), não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Foto: (Arquivo familiar)O acidente envolvendo um carro Siena e uma carreta caçamba ocorreu na manhã de ontem, na altura do km 96 da BR-364, sentido Rio Branco/Sena Madureira, município distante da capital acreana 144 km.
Segundo o que foi apurado, quatro mulheres viajavam com destino a Sena Madureira para participar do Festival do Ma
As jovens, todas moradoras dos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, cidades que fazem fronteira com a Bolívia, seguiam a viagem normalmente quando, na altura do km 96, se depararam com uma carreta na contramão.
A motorista do veículo, Juscilene Maffi, 24 anos, ao perceber a carreta em sua direção ainda tentou desviar, mas não conseguiu.
Segundo informações de uma sobrevivente, a carreta bateu na frente do veículo e ainda arrastou o carro por cerca de 100 metros até cair em uma ribanceira.
Em seguida, a carreta caçamba desgovernada ainda percorreu alguns metros até sair da pista.
Com o impacto da batida, o motor do carro e a caixa de marcha foram arrancados e duas das quatro vítimas ficaram presas às ferragens.
Populares que passavam no local do acidente conseguiram retirar uma vítima das ferragens do veículo, mas a motorista Jusceline ficou presa e morreu no local do acidente.
As outras vítimas, identificadas por Cleydiane Castelo Brás, Maria Jerusia Landir Chaves e Selma Regina Vieira, foram resgatadas por uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Sena Madureira e encaminhadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde somente Selma Regina continua internada, mas não corre risco de morte.
Fonte:A Gazeta do Acre

sábado, 25 de setembro de 2010

Prisão de acusados por morte de Pinté no Acre ganha destaque nacional!

Sáb, 25 de Setembro de 2010 07:09


A prisão dos acusado de terem mandado assassinar o vereador e presidente da câmara no município de Acrelândia no Acre, Fernando José da Costa (PP), mais conhecido como “Pinte”, percorreu o mundo e foi destaque em jornais de circulação nacional na tarde desta sexta-feira 24, como a Folha.com.

Segundo o secretário de Estado da Polícia Civil no Acre, Enylson Farias, os envolvidos formaram um "consórcio" para mandar assassinar o vereador porque ele prometeu denunciar esquemas de corrupção na Prefeitura de Acrelândia.Confira á íntegra da reportagem da Folha.com

Salomão Matos, da redação de ac24horas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UMA VOZ DO POVO CONTRA O FUSO HORÁRIO DO TIÃO VIANA

UMA VOZ DO POVO CONTRA O FUSO HORÁRIO DO TIÃO VIANA


“E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazer separação entre o dia e a noite; sejam eles para governar tempos (estações), e determinar dias e anos. E sirvam de luminares para alumiar a terra. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite...E VIU DEUS QUE ERA MUITO BOM”. (Gênesis 1: 14 a 18
MANIFESTO PÚBLICO REFERENTE FUSO HORÁRIO
Reinaldo Bento*
E o Senhor nosso Deus, hà muito tempo deu sabedoria ao homem para projetar uma máquina (relógio) que marcasse o tempo: horas, minutos e segundos, DE CONFORMIDADE COM O RELÓGIO DE DEUS, O SOL. Dividindo, sabiamente, o dia e a noite em 24 horas, ficou assentado que: Na metade do dia, meio dia, são 12 horas; na metade da noite, meia noite, completa 24 e inicia zero hora. E como a terra é redonda, e gira em torno de si mesma ao redor do sol, foi necessário dividi-la em fusos horário para que cada localidade tenha a sua hora certa EM RELAÇÃO AO SOL: Doze horas no relógio o sol está a pino, no zênite, É MEIO DIA em cada região. O globo terrestre está dividido em 24 fusos horário. (Dicionário Aurélio)



Desconsiderando essa lei da natureza, e alegando ser necessário para facilitar TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, o nosso ILUSTRE SENADOR TIÃO VIANA achou por bem DECRETAR que todos adiantassem o relógio em uma hora. Assim ficamos com esse absurdo: O dia que começava a clarear as cinco, agora quando começa a clarear já são seis; O sol que saía as seis, agora quando sai já são sete. Meio dia são 13 horas. E as 18, quando escurecia, o sol ainda está lá em cima, falta uma hora para escurecer porque agora escurece às 19
Pelo relógio de Deus não, o relógio que Deus nos deu, meio dia é quando o sol está a pino, no zênite. Colocando-se uma régua ou uma vara na vertical, não haverá sombra (ou a sombra estará em cima da linha do meridiano - linha norte/sul), está NO MEIO DO DIA (meio dia – 12 horas). Nessa condição o resto da tudo certo: 6 horas o sol sai; 12 horas o sol está a pico, e as 18 ele se põe. E o nosso relógio biológico que independe da nossa inteligência (e do nosso relógio), nessa condição funciona maravilhosamente. NO MUNDO INTEIRO É ASSIM, SÓ NO ACRE NÃO.
E que benefício trouxe a mudança? Os Bancos que abriam as oito (no sul eram dez) passaram a abrir as nove (no sul continua dez). Não havendo, portanto, nenhuma diferença para as ditas transa-ções. Para a população sim; prejudicou e muito. Principalmente para as crianças, funcionários e trabalhadores em geral que agora tem de levantar ainda no escuro para chegarem ao colégio ou no serviço às sete quando o sol está começando a sair. Com riscos de serem molestados por marginais como tem acontecido que aproveitam o pouco movimento na rua por ser ainda muito cedo.
Felizmente o nosso ILUSTRE DEPUTADO FEDERAL FLAVIANO MELO, cujos interesses sempre foram voltados para o bem estar da população, ouvindo o clamor do povo tomou providencias para se realizar um REFERENDO, que ocorrerá no segundo turno desta eleição, para que a população possa externar a sua vontade. Tenho certeza que a grande maioria vai dizer NÃO ao horário atual digitando o número 77 na urna do referendo e, assim, será corrigido esse grande equívoco cometido pelo nosso ILUSTRE SENADOR, e voltaremos a ver o dia amanhecer às cinco horas, o sol sair as seis, meio dia ser 12 horas e se por as 18 como sempre foi. E NO MUNDO INTEIRO É.
* Cidadão acreano, residente no Conjunto Castelo Branco Quadra 5, Casa 6.
Publicado por Evandro Ferreira

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alunos de Porto Acre estão sem estudar por falta de água nas escolas

Qua, 22 de Setembro de 2010 08:06


Mais de três mil alunos no município de Porto Acre e também os que moram nas vilas do Incra e do V, estão sem poder estudar há mais de uma semana, porque a secretaria de educação municipal mandou suspender o ano letivo simplesmente porque não há água para beber nas escolas.
Segundo lideranças da comunidade, a prefeitura não dá qualquer explicação sobre o problema e temem que as crianças tenham o ano letivo prejudicado.
O agricultor Moacyr Feitosa, que tem um filho de nove anos estudando na escola Edmundo Pinto, afirma que pretende reunir um grupo de pais de alunos e denunciar o prefeito Zé Maria, do PT, ao Ministério Público Estadual e no Conselho Tutelar. Segundo ele, "se nós pais podemos ser responsabilizados criminalmente por não colocar os nossos filhos na escola, deve haver alguma lei que possa punir esse prefeito que desde que assumiu a prefeitura, nada fez principalmente na área da educação".
A reportagem tentou falar com o prefeito ou a secretária de educação municipal, em busca de uma resposta, mas na prefeitura de Porto Acre os telefones só davam ocupados.

Salomão Matos, da redação ac24horas

Polícia Civil prende chefe do tráfico de Xapuri

"Goma" vinha sendo investigado desde quando saiu da Penal, há oito meses.


Agentes da Policia Civil da cidade de Xapuri, sob o comando do delegado Thiago Fernandes Duarte, efetuaram a prisão de um dos maiores traficantes de drogas da cidade, Manoel Martiliano de Souza, conhecido por "Goma" (32), juntamente com sua esposa, Erlâne Teixeira da Silva (19)
Fotos: Cedidas/Polícia CivilSegundo informações, "Goma" seria um antigo conhecido da Polícia Civil de Xapuri pelo seu envolvimento no tráfico na cidade, já tendo recebido várias condenações por estar envolvido na comercialização do entorpecente.
Por ser considerado o "chefão do tráfico", "Goma" sempre atraiu muitas mulheres, sobretudo usuárias de drogas, que mantinham relação com o mesmo em troca do entorpecente
Para não ser preso, "Goma" usava várias pessoas para o transporte na compra e venda da droga, dificilmente tendo contato com o entorpecente, exatamente para dificultar o trabalho policial, evitando assim um flagrante.
Ele morava no bairro Laranjal, local onde existe maior movimentação de usuários de drogas na cidade. No local, ele quem comandava toda a venda do entorpecente nessa região, chegando a escapar do cerco policial há alguns dias atrás, quando trazia drogas da Bolívia.
Com um mandado de busca e apreensão na residência de "Goma" dias atrás, foi encontrado mais de 15 chips de aparelho celular, o que demonstra que ele sempre trocava de número, para evitar ser pego através de escutas telefônicas
Segundo o delegado Thiago Fernandes, todo trabalho da PC só vem sendo ser possível graças à integração do Ministério Público, Judiciário e parceria com a Polícia Federal e a Polícia Militar.



"contilnet".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MUITA VIDA!!!!

FLASH!

Horário de verão vem aí
O Ministério de Minas e Energia divulgou na manhã de ontem, o início do horário de verão deste ano. A data ficou programada para o dia 17 de outubro com término no dia 20 de fevereiro de 2011.

"CONTILNET"

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Contran publica mudanças para transporte de crianças em carros

Em veículos que têm apenas o cinto abdominal ou de dois pontos no banco traseiro, o transporte de menores de 10 anos poderá ser feito no banco dianteiro com o dispositivo de retenção adequado à idade



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (6) alterações nas regras para o transporte de crianças em veículos que possuem apenas o cinto abdominal ou de dois pontos no banco traseiro.

Nesses carros, o transporte de menores de 10 anos poderá ser feito no banco dianteiro, com o uso do dispositivo de retenção adequado para a idade da criança - o bebê-conforto para crianças de até 1 ano, a cadeirinha para crianças entre 1 e 4 anos ou o assento de elevação para crianças entre 4 e 7 anos.
Ainda segundo a publicação, crianças de 4 a 7 anos e meio de idade também poderão ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança de dois pontos sem o assento de elevação.
De acordo com o Contran, as alterações foram baseadas na atual indisponibilidade de equipamentos para transporte de crianças em veículos fabricados com o cinto de segurança de dois pontos. As mudanças entram em vigor a partir de hoje e a resolução não exige que os equipamentos utilizados no transporte de crianças tenham o selo do Inmetro.
Em veículos equipados com cinto de três pontos, as regras continuam as mesmas - todas as crianças devem usar os diferentes modelos de dispositivos de retenção no banco de trás.
No caso de a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilizando o dispositivo de retenção.
Carros que possuem somente banco dianteiro também poderão fazer o transporte de crianças de até 10 anos de idade, desde que com o dispositivo de retenção adequado para a idade.
Para o transporte de crianças no banco dianteiro de veículos com airbag, o dispositivo de retenção não poderá ter bandejas ou acessórios equivalentes e o banco deverá ser ajustado na última posição de recuo - exceto no caso de indicação específica do fabricante do carro.
No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que só poderão ser transportadas crianças a partir de 7 anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.
Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e da retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
fonte:"ecosdanoticia.com.br"

Acreana Elka Portela pode se tornar a musa do Palmeiras/SP

Elka é filha do ex-jogador Futsal Marcos Almeida, que durante muitos anos defendeu as cores do Piauí de Domingos Amaral.
Da Redação da Agência ContilNet
A bela acreana Elka Portela, 25, pode ser escolhida quarta-feira a ‘Musa da Sociedade Esportiva Palmeiras’, de São Paulo. Ela pertence à Torcida Organizada do Palmeiras no Acre (Topac) e concorre na disputa promovida pelo portal Globo.com.

Como é a única deste ano no concurso, todos podem votar pela Globo.com e ajudar a acreana a se tornar a Musa do Palmeiras 2010.

O presidente da Topac, Carlinhos Santiago chama todos os acreanos a votarem na candidata. – Não precisa ser torcedor palmeirense. Se ela ganhar será uma vitória para o nosso Estado. Votem – convoca.

Elka é filha do ex-jogador de futsal Marcos Almeida, que durante muitos anos defendeu as cores do Piauí de Domingos Amaral.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Clima de insegurança reina em Acrelândia; Sindicalista é ameaçada de morte!

Qui, 02 de Setembro de 2010 10:17
Os moradores de Acrelândia, encabeçados pelo Grupo Amigos de Pinté, voltaram a protestar ontem (01), data que fez 120 dias em que o vereador e presidente da Câmara foi barbaramente assassinado quando entrava em sua casa. Sem a elucidação total do crime, outdoors foram espalhados pela cidade, pedindo Justiça.
O acusado de ser matador de Pinte, José Antonio da Silva, (vulgo Zezão), segundo a autoridade policial, continua foragido. Outras quatro pessoas acusadas de envolvimento na morte já foram presas e liberadas pela Justiça, são eles: Miguel Pereira, (primo do Zezé), Francisco de Assis, (amigo pessoal do acusado), Eder de Arruda, (responsável pelo levantamento da rotina da vítima) e Jonatha Alves, (que emprestou a motocicleta usada no crime).
Eder Arrunda, o homem apontado nas investigações de ser o responsável pelo levantamento de dados sobre a rotina do vereador, encontra-se sumido desde o dia 05 de julho.
Agora, a presidente do sindicato dos trabalhadores em educação no município, Socorro Lima, está marcada para morrer. Na noite da última segunda-feira (30), houve uma tentativa de arrombamento na casa da sindicalista. Ela protocolou denuncia no Ministério Público Estadual.
- Pessoas amigas me avisaram ter ouvido meu nome ser citado como próximo alvo. Segunda-feira tentaram arrombar minha casa, quando chamei a policia os suspeitos se evadiram – comentou a sindicalista.
Socorro mora próximo da casa onde Pinté foi assassinado. Foi na casa da sindicalista que o vereador almoçou, no dia do crime. Lá, ele teria revelado o esquema que pretendia denunciar na Câmara e que envolvia atos do prefeito Carlinhos (PSB) do município de Acrelândia.
- Eles já tentavam me eliminar no momento em que encabeçamos o movimento grevista que culminou com sérias denuncias de desvio de recursos do Fundeb até hoje sem serem investigadas pelo Ministério Público Estadual – acrescentou Lima.
Segundo uma testemunha, o crime contra Socorro Lima está sendo arquitetado dentro da Câmara Municipal. A sindicalista relatou ao Ministério Público, que essa pessoa, que ela não quer revelar o nome, foi à sua casa dizer que ela seria a próxima vitima.
- Ela chegou e disse para mim ter cuidado, que tinha ouvido na Câmara um comentário assim: “deixa ela, quem muito fala amanhece com a boca cheia de formiga. Um já se foi e não deu em nada” – denunciou.
O Secretário Geral de Policia Civil, delegado Emylson Farias, já esteve na casa de Socorro Lima, averiguando o teor das denuncias. Segundo a sindicalista, o secretário deixou a Policia Civil do município em alerta e garantiu investigar as denuncias.
- Eu tenho que confiar primeiro em Deus. Mas estou pensando seriamente em deixar a cidade de Acrelândia, mesmo com as garantias da Policia Civil. O caso Pinté esta ai, nunca foi solucionado, os presos soltos, outro sumiu, ninguém sabe o paradeiro. A Policia não dá respostas. Temo por minha vida e pela vida de meus três filhos.
Ainda segundo a denuncia feita por Socorro Lima ao Ministério Público Estadual, a sua morte está sendo planejada para depois das eleições.
O ac24horas tentou falar hoje pela manhã com a delegada do caso, Juliana D'angeles, mas até a edição deste material, ela ainda não havia chegado na Delegacia de Policia.
Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas
Jmailto:Js.carioca@hotmail.com