domingo, 28 de fevereiro de 2010

REMÉDIOS DE PLANTAS.


Açafroeira
Açafroeira (Curcuma longa)

Onde se pode encontrar e que partes são usadas: A maioria da Açafroeira é nativa da Índia. É um dos ingredientes principais do caril, dando-lhe a cor e sabor. A raiz e rizoma são usados medicinalmente.

Em que condições a Açafroeira pode ajudar?

• Arteriosclerose

• Bursite

• Inflamação

• Artrite Reumatóide

Uso tradicional e histórico: Na medicina Ayurvedic, da Índia, muitas espécies de açafroeira são usadas. Era receitada para o tratamento de muitas condições, como má visão, dores reumáticas, tosse e no aumento da produção de leite. Os povos nativos do pacífico deitavam o pó nos ombros durante as cerimónias de dança, assim como para inúmeros problemas médicos, desde a prisão de ventre até a doenças de pele. Era usada, no sudeste da Ásia, para inúmeras infecções intestinais e indisposições.

Ingredientes Activos: O constituinte activo é conhecido como a curcimina. Este ingrediente mostrou ter um leque enorme de efeitos terapêuticos. Em primeiro lugar, contra lesões provocadas pelos radicais livres, visto que é um antioxidante muito potente. Em segundo lugar, reduz as inflamações, reduzindo os níveis de histamina e possibilitando a produção da cortizona natural. Em terceiro, protege o fígado de um grande número de toxinas. Em quarto, mostrou reduzir o aglutinamento de plaquetas, o que melhora a circulação sanguínea e previne a arteriosclerose. Existem alguns estudos que mostram que a curcumina tem um efeito anti-cancro. Isto pode dever-se ao seu poderoso efeito anti-oxidante no corpo.

Quanto se pode tomar? Muitas pessoas tomam 400 mg de curcumina, 3 vezes ao dia em cápsulas ou comprimidos. A tintura pode ser usada em quantidades de 0,5 a 1,5 ml, 3 vezes ao dia. A açafroeira como condimento pode ser incorporada na dieta e melhorar a saúde.

Quais são os efeitos secundários? A Açafroeira é extremamente segura. Foi usada em grandes quantidades como comida e não tem efeitos adversos. No entanto, pessoas com sintomas de Cálculo Biliar devem evitar a Açafroeira.
"Flora Universal"

Nenhum comentário: