domingo, 26 de outubro de 2008

GAS DO PUM PODE AJUDAR A TRATAR PRESSÃO ALTA


Da BBC Brasil - 24/10/2008 05:16
'Gás do pum' pode ajudar a tratar pressão alta, diz estudo
Sulfeto de hidrogênio, conhecido pelo mau cheiro, pode regular pressão.

Um gás liberado em flatulências e em 'bombas de cheiro' pode desempenhar o papel de regular a pressão sangüínea, segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada Science.

Pequenas quantidade de sulfeto de hidrogênio - um gás tóxico gerado por bactérias que vivem no intestino humano - são responsáveis pelo mau cheiro de flatulências.

Mas o estudo mostra que este gás também é produzido por uma enzima encontrada em células que revestem as veias sanguíneas, chamada CSE, e ele teria o papel de relaxar essas veias e baixar a pressão.

As conclusões, tiradas a partir de um estudo com camundongos, podem levar a novos tratamentos para a pressão alta.

Experiência

No estudo, camundongos geneticamente modificados para ter deficiência da enzima CSE apresentaram níveis de sulfeto de hidrogênio quase nulos, em comparação com camundongos normais.

Os cobaias com deficiência da enzima apresentavam pressão sanguínea cerca de 20% mais alta do que os normais, resultados comparáveis à pressão alta em humanos.

Quando os camundongos modificados receberam um remédio para relaxar as veias - metacolina - não houve diferença, indicando que o gás é responsável pelo relaxamento.

Já se sabe que outro gás, o óxido nítrico, está envolvido no controle da pressão sanguínea.

"Agora que sabemos que o sulfeto de hidrogênio tem um papel no controle da pressão, pode ser possível criar terapias com remédios que aumentem sua produção como alternativa para os atuais métodos de tratamento de hipertensão", disse o pesquisador Solomon Snyder.

sábado, 11 de outubro de 2008

CHORINHO! SEMPRE NA MODA.

Na nossa MPB, o chorinho tem destaque nacional, através da preferência popular. Não há brasileiro que resista a um chorinho. O chorinho é um segmento do nosso cardápio musical, que sempre está na moda, quando ele é bem executado então, não podemos discernir a faixa etária que aprecia. O chorinho é executado no Brasil, por toda sua amplitude territorial.Quem não conhece o "Brasileirinho", "Tico-tico no fubá" e outros chorinhos famosos, que sucessos fizeram por muitos anos a fio? E por falar em chorinho, quero aqui ressaltar o maior e melhor grupo de chorinho do ACRE, o grupo Língua de Sogra. Seria de bom alvitre que outros grupos surgissem, para que desta forma, o gosto pelo chorinho se tornasse cada vez maior em nosso estado. Quem não conhece o Língua de Sogra, poderá apreciar seus shows todos os sábados na praça do seringueiro, pela manhã em frente ao palácio Rio Branco, e quem quiser contratar shows o cel é 9224.4280. Prestigie os valores de nossa terra, música sempre foi e será cultura!