quarta-feira, 27 de agosto de 2008

NOVA LEI DO CONGRESSO PODE GARANTIR MAIS QUATRO MUNICÍPIOS PARA O ACRE


Os locais são: Vilas do V , do Incra e Campinas e Sibéria, em Xapuri

No Congresso Nacional tramita um projeto que muda as regras para a criação de municípios no Brasil. Por enquanto a matéria ainda está na Comissão de Constituição e Justiça, só depois de aprovada vai a votação. Um dos textos da proposta pede que áreas com mais de 5 mil habitantes, na região Norte, passem a ser cidades.No Acre, as vilas do Incra e do V em Porto Acre já estariam na lista. Alias, ás duas vilas têm mais moradores que Porto Acre, sede do município.As vilas cresceram tanto que hoje ninguém sabe onde fica a divisa. Parecem cidade pequena, tem comércio movimentado, transporte, escolas e postos de saúde, mas dependem administrativamente da prefeitura de Porto Acre, na qual, a sede fica distante 40 quilômetros.Os moradores reclamam que o prefeito não olha para os moradores e não se preocupa com a infra-estrutura básica. Só no núcleo urbano moram, de acordo com o IBGE, 4 mil famílias. A conta pode multiplicar somando os produtores rurais da região onde fica um projeto de assentamento. A população já pediu várias vezes para que as vilas fossem transformadas em município.Só que existem outras localidades pedindo o desligamento com a cidade base. A vila da Sibéria em Xapuri é uma delas. Separados pelo rio Xapuri, os moradores querem uma administração própria. Na parte urbana moram 900 pessoas, mas existe a parte rural que se estende por boa parte da reserva extrativista Chico Mendes.Outro local forte candidato a virar município é vila Campinas na BR-364. Foram vários os movimentos para que a localidade fosse separada de Plácido de Castro que fica distante 80 quilômetros.O diretor do IBGE no Acre, Adão Delfino, informou que as Vilas Campinas, do V e Incra já foram analisadas pelo Instituto e todas têm condições de se transformarem em mais uma cidade.Só um detalhe não pode ser esquecido: é preciso evitar os políticos espertalhões que lutam pela criação de novos municípios. Em todas as cidades vão ter vereadores, prefeitos e secretários. Tem muita gente que está só de olho nisso. Da redação ac24horasRio Branco, Acre

terça-feira, 26 de agosto de 2008

CASAL ENCONTRADO MORTO NA ESTRADA AC 10


Populares que passavam no início da manhã de ontem à altura do km 10, da Rodovia Ac, que liga a capital ao município de Porto Acre, depararam com os cadáveres de um homem e uma mulher que estavam próximo à uma motocicleta a cerca de dois metros da pista.Os corpos foram identificados como sendo do matogrossense Valdomilson Alves Garcia(40) e da funcionária pública Everlenes Pessoa de Lima(32). Eles morreram quando a motocicleta dirigida por Garcia saiu da pista em alta velocidade.Peritos da Polícia Técnica, que estiveram no local, disseram acreditar que o acidente tenha ocorrido durante a noite de domingo e, devido a escuridão reinante na área ninguém viu os corpos. Everlene ainda teria tentado pedir ajuda, já que no seu telefone foram encontradas várias ligações para o SAMU e CIOSP. ACIDENTEÁs informações a respeito do acidente, praticamente não existiam, já que parentes das vítimas pouco sabiam a respeito. Waldomilson Garcia dirigia a motocicleta Titan Fan placa MZV 2617 e seguramente desenvolvia alta velocidade quando à altura do km 13, perdeu o controle do veículo.Às marcas deixadas na lateral da pista provam que eles foram arrastados cerca de 30 metros e ficaram bem próximos à motocicleta. Ambostiverma várias fraturas e tiveram traumatismo craniano, o que causou o duplo óbito. Os corpos foram encontrados por moradores da região às 6 horas de ontem.TRISTEZAPeritos da Policia Técnica ficaram tristes quando perceberam que pelo menos Everlenes poderia ter sido salva, pois as chamadas para os serviços de emergências no seu celular provam que ela sobreviveu e tentou buscar ajuda. Certamente a falta de cobertura de celular na área fez com que os pedidos não chegassem ao local de destino.Quando a morte do casal foi anunciada, familiares das duas vitimas descobriram o que até então pouca gente sabia. Valdomilson era casado, e vinha mantendo um relacionamento amoroso com Avelene. A informação foi confirmada pelo irmão da mulher, Euzi Lemos, preferiu não entrar em detalhes.

TCU APURA SUPERFATURAMENTO COM RECURSOS DO SUS EM RIO BRANCO


O Tribunal de Contas da União (TCU) fará tomada de contas especial para verificar indícios de superfaturamento na aquisição de medicamentos e alimentos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Branco (AC). O TCU determinou a citação do ex-secretário municipal de Saúde José Raimundo Barroso Bestene, de integrantes da comissão de licitação da prefeitura e das empresas envolvidas, para apresentar defesa ou pagar valores que, somados, chegam a R$ 2.683.422,85, valor atualizado.Apuração também identificou outras irregularidades em 15 licitações da prefeitura, como direcionamento de concorrência para beneficiar empresas e ausência de comparação dos preços propostos pelas licitantes com os de mercado. Segundo o TCU, essas práticas ferem os princípios de igualdade e economicidade das concorrências. Além de descumprir a legislação, a administração municipal cometeu erros na elaboração dos editais.O presidente da comissão de licitação da época, Darci Rogério do Vale, a relatora, Francisca Eurenilda Nogueira da Silva, o membro Oscar de Souza Lima e as empresas Recol, Dental Médica, SB, Henso-Farma, Marka, Rima e Dental Rio Branco têm 15 dias para apresentar justificativas ou recolher as quantias. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada ao Ministério da Saúde. O ministro Benjamin Zymler foi o relator do processo.José Bestene é hoje diretor do Departamento de Águas e Esgotos do Governo do Acre.
"ac24horas" CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

NOTA DE PESAR


Terça-feira, 19 de Agosto de 2008
A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargadora Izaura Maia, comunica à classe forense e à comunidade em geral, o falecimento da Juíza de Direito Maria Tapajós Sant’Ana Areal.
Natural da cidade de Xapuri (AC), Maria Tapajós era casada com Bartolomeu José Areal Neto e mãe de três filhos. Ingressou na magistratura acreana no ano de 1993, quando foi nomeada Juíza de Direito Substituta.
Em 1996, por antigüidade, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito de Segunda Entrância da Comarca de Xapuri, onde atuou na Vara Única Criminal do município. Neste mesmo ano, a Juíza passou a ter sua competência prorrogada ao Juizado da Infância e da Juventude de Rio Branco, à época denominada 6ª. Vara Cível.
Já em 1999, também por antigüidade, foi efetivada no cargo de Juíza de Direito de Entrância Especial do Juizado da Infância e da Juventude de Rio Branco, onde desempenhou suas atividades até o seu afastamento para tratamento de saúde.
A Juíza faleceu às 09 horas desta terça-feira, 19, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Seu corpo está sendo velado na Praça do Cidadão do Fórum Barão do Rio Branco, nesta Capital. O sepultamento ocorrerá amanhã, 20, às 08 horas, no Cemitério São João Batista.
A Presidente Izaura Maia, em nome da Direção do Tribunal de Justiça, solidariza-se com a família enlutada e pede a Deus o consolo necessário neste momento de tristeza e dor.

AGÊNCIA TJACASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

A JUSTIÇA ACREANA ESTÁ DE LUTO!


Faleceu hoje por volta das nove horas da manhã, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco-AC, a Juiza de Direito Maria Tapajós. Conhecidíssima no mundo das leis, pela luta em defesa do menor
Maria Tapajós, vinha lutando desde o ano de 2001, quando fora acometida por um câncer no seio, e consequentemente a doença venceu a guerra, mas não venceu seus brios, quando exerceu sua função de Juíza da Infância e da Adolescência por muitos anos, no Tribunal de Justiça do Acre.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A CAIXINHA DOURADA


Há um tempo atrás, um homem castigou sua filhinha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de presente dourado.O dinheiro andava escasso naqueles dias, razão pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina envolvendo uma caixinha com aquele papel dourado e colocá-la debaixo da árvore de Natal. Apesar de tudo, na manhã seguinte, a menininha levou o presente ao seu pai e disse:- Isto é para você, paizinho!Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reação, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia. Gritou, dizendo:- Você não sabe que quando se dá um presente a alguém, a gente coloca alguma coisa dentro da caixa?A pequena menina olhou para cima, com lágrimas nos olhos, e disse:- Oh, Paizinho, não está vazia. Eu soprei beijos dentro da caixinha. Todos para você ...O pai quase morreu de vergonha, abraçou a menina e suplicou que ela o perdoasse.Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos e sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, ele tomava da caixa um beijo imaginário e recordava o amor que sua filha havia posto ali...De uma forma simples, mas sensível, cada um de nós humanos temos recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos de nossos pais, filhos, irmãos e amigos...Ninguém poderá ter uma propriedade ou posse mais bonita e importante que esta.
"SIBUSCA"

Seguiam por uma estrada dois potros e um cavalo velho. Chegaram a uma encruzijlhada. Tinham ouvido dizer que dos dois caminhos que dali partiam um era excelente e o outro levava a perigosos atoleiros. Os dois potros começaram a teimar: um achava que o caminho da direita era bom, o outro achava que era o da esquerda. A um tempo, fatigados da teima, voltaram-se para o cavalo velho e indagaram: -Que nos aconselha o senhor ? O interpelado replicou: -Siga cada qual o rumo que julga certo. Eu esperarei aqui.Os potros partiram a galope em direções contrárias. Meia hora depois, o da esquerda regressava, anunciando ao cavalo velho:-Este é o caminho dos atoleiros. -Então amigo sigamos pelo outro, tornou o prudente animal. E, por ele afora foi dizendo : -Esperei ali, porque sabia que um dos dois estava enganado e tinha de voltar. Na vida, a gente deve contar mais com os que erram do que com os que acertam.
"SIBUSCA"

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MULHER MATA MARIDO COM AJUDA DA FILHA E OCULTA CADÁVER


Uma das colocações do Seringal Palmari, a 50 quilômetros do centro de Xapuri, serviu de cenário para Francisca Alves de Lima (44), a esposa, e Celestina Alves de Lima (21), a filha, matarem Marcos Roberto de Oliveira (43) a pauladas.O crime ocorreu na noite de domingo, dia 20 de julho, e foi descoberto pela polícia pelo fato dos vizinhos perceberam a ausência de Marcos. No início da semana, o delegado Mardílson Vitorino foi procurado por moradores do Seringal Palmari, porque estavam apavorados com um possível assassinato envolvendo esposa, marido e filha.Segundo os denunciantes, o morador Marcos Roberto de Oliveira estava desaparecido há vários dias e um dos vizinhos, ao passar nas proximidades da casa do agricultor, encontrou uma espécie de sepultura e tratou de avisar aos demais e juntos procuraram a polícia.Na quarta-feira, o delegado Mardílson Vitorino determinou que uma equipe de policiais se deslocasse ao local e constataram um crime de ocultação de cadáver. Francisca Alves de Lima e a filha Celestina Alves de Lima foram presas.Em longo depoimento, dona Francisca disse que realmente tinha assassinado o marido e que havia contado com ajuda da filha. Armadas de porretes de madeira, elas bateram na cabeça de Paulo Roberto até que morresse.Francisca alegou que, nos últimos meses, vinha sendo vítima de constantes espancamentos do marido e que, no dia 20, quando ele mais uma vez se embriagou, resolveu matá-lo, contando com apoio da filha. “Não me arrependo de ter matado esse desgraçado. Se pudesse, mataria de novo”, disse a viúva.Ontem de manhã, peritos da polícia técnica de Rio Branco se deslocaram para o local do crime e removeram o corpo para o IML da capital. No final da tarde, mãe e filha foram encaminhadas ao presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco.

MORRE O MAIS FOLCÓRICO CABO ELEITORAL DA CIDADE DE RIO BRANCO: NINJA, O ZÉ DO BURRO!!


Natural de Xapuri-AC, José Odonilson da Silva, 46, morreu quinta-feita 31.07.2008, possívelmente acometido por uma cirrose. "Ninja foi tudo enquanto viveu alegrando a política em Rio Branco: militante por longos anos do PMDB, em 2007 virou para o PCDOB. Nas horas 'vagas', interpretava um guarda de trânsito no centro da cidade. Era comum vê-lo com um apito orientando os motoristas a não avançarem o sinal ou mesmo ajudando na obediência à faixa de pedestre."
"Ninja era a irreverência da política de Rio Branco e representava suas contradições. Era feio e engraçado, prestativo e arisco e parecia um robô quando repetia sem parar o que lhe era recomendado.Ninja só não cansou de buscar a sua felicidade, muito embora as pessoas que o usavam não percebesse o que ele necessitava. Ele sempre buscava um dinheirinho para tomar umas e outras, mas no fundo, no fundo, queria atenção. Atenção que só veio depois de morto, quando recebeu um caixão da Secretaria de Assistência Social para ser enterrado. Talvez este tenha sido o único favor que lhe fizeram.Para não dizer que sua morte não foi lembrada, os deputados Luiz Calixto (PDT) e Moisés Diniz (PCdoB), fizeram breves relatos sobre esta alma que alimentou alguns espíritos políticos em troca de alguns goles de cachaça".

JORGE VIANA ELOGIA CANDIDATURA DE BIRA VASCONCELOS


O candidato da Frente Popular à Prefeitura de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, o “Bira”, recebeu ontem, em Rio Branco, manifestações de apoio e de solidariedade do ex-governador Jorge Viana, que anunciou sua participação na campanha com entusiasmo e determinação por entender que a população xapuriense não pode perder a oportunidade de ter a Presidência da República, na figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o governo Binho Marques trabalhando de forma unificada pelo desenvolvimento do município. Jorge Viana disse que Xapuri, pelas lutas travadas ali no início dos anos 70 e por ser a base de atuação do líder sindical Chico Mendes, tem um simbolismo muito forte para Frente Popular.“A candidatura de Bira Vasconcelos representa todo aquele movimento liderado pelo Chico Mendes”, disse o ex-governador. “Eu venho conversando com as lideranças de Xapuri, incluindo a Elenira Mendes, filha do Chico, que é uma liderança jovem e muito atuante, sobre a importância dessa candidatura. É por isso que o governador Binho tem tanto carinho por essa candidatura”, acrescentou.“Todo o sentimento de carinho e respeito que temos pela população de Xapuri nós vamos externar agora nesta campanha pela eleição do Bira”, disse Jorge Viana, lembrando que o governador Binho Marques tem muito carinho por Xapuri e sua população. O governador Binho Marques chegou a Xapuri no início dos anos 80 como monitor do Projeto Seringueiro, um programa coordenado pelo Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA) que consistia na alfabetização dos seringueiros e seus familiares nas colocações em que viviam. “O Binho chegou a Xapuri muitos anos antes de mim e viveu as grandes lutas travadas na época pela população do município e por isso tem muito carinho pela cidade e pela população. Sei que ele torce muito pela eleição do Bira ara poder, enfim, ajudar uma população que nos audou muito a chegar até aqui”, afirmou. Jorge Viana também apontou as qualidades pessoais do candidato Bira. “Ele é radical apenas no trabalho. No resto, é um homem aberto ao diálogo, um companheiro sério e competente”, disse o ex-governador, ressaltando que o candidato foi seu assessor durante seu governo na área de produção familiar, como coordenador da Secretaria de Produção. “Ele vai fazer um excelente trabalho tanto na zona rural como na cidade.” Bira Vasconcelos recebeu o apoio do ex-governador com muito orgulho. “O Jorge Viana é, sem dúvida, a maior liderança política do Acre na atualidade e eu só tenho é que ficar muito envaidecido e orgulhoso por sua manifestação de apoio”, afirmou, ao destacar também o apoio do governo Binho Marques “Se a população de Xapuri me der a oportunidade de ser seu prefeito, no dia da posse vou procurar o governo do Estado para que sejam firmadas parcerias capazes de tirar Xapuri da situação em que se encontra”, afirmou. “O Jorge Viana e o governador Binho Marques, em parceria com prefeitos que aceitaram trabalhar com o governo do Estado, foram responsáveis por profundas mudanças em outros municípios, como é o caso de Brasiléia. Enquanto outros municípios se desenvolvem, Xapuri se encontra na contramão da história”, afirmou.
"página20"

OBRAS DE ESGOTO EM XAPURI ESTÃO IRREGULARES


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) interrompeu as obras da construção da rede de saneamento básico depois de denúncia de irregularidades. Nas queixas, a rede de esgoto estava sendo construída paralela à de abastecimento de água e a uma distância menor que um metro. Essa falha poderia causar infiltrações e contaminação, trazendo graves danos à saúde da população. O diretor-presidente do Departamento de Águas e Saneamento (Deas), José Bestene, explicou que o projeto para a rede de saneamento feito pela prefeitura de Xapuri não passou pela análise da equipe técnica do Deas, como deveria ter acontecido. E acrescentou que havia sido detectado anteriormente graves falhas na implantação do sistema, como canos inadequados, além da confirmação dos problemas denunciados à Funasa. “Tivemos vários problemas com canos estourados”, confirmou. (AN do Acre) - "jornalatribuna"