terça-feira, 29 de abril de 2008

BERTHOLLETIA EXCELSA


Somos donos de uma reserva florestal imensa! Temos milhares de árvores do CASTANHEIRO, e continuamos a ouvir reportagens, ecoando errôneamente aos nossos tímpanos, e consequentemente armazenada em nosso cérebro, a qual reproduzimos com a mesma gama de erros , deturpando nossas crianças, jovens e até adultos, por desconhecermos a verdade. São reportagens escritas e televisivas, são repórteres de pequena e grande expressão no cenário nacional. Não sou dono da verdade, mas, a partir de hoje, quem ler esta postagem não será repetitivo no erro. A palavra correta é O CASTANHEIRO e não A CASTANHEIRA, como você verá.
cas.ta.nhei.ro
sm (castanha+eiro) Bot 1 Nome comum a várias espécies do gênero Castânea, especialmente as espécies Castanea sativa, C. vesca e C. vulgaris, que produzem as castanhas comuns. 2 Nome comum a várias outras plantas com nozes comestíveis, como, por exemplo, a espécie Fagus castanea. C.-americano: árvore (Castanea dentata) estreitamente relacionada ao castanheiro-da-europa. C.-da-europa: árvore grande (Castanea sativa), principalmente da região mediterrânea, com grandes nozes nutritivas. É a espécie importada pelo Brasil para as festas do Natal. C.-da-índia: árvore grande asiática (Aesculus hippocastanum), naturalizada em grande parte da zona temperada e largamente cultivada como árvore ornamental e sombreira, com folhas palmadamente compostas, flores predominantemente brancas em cachos terminais vistosos e sementes grandes, lustrosas, marrons, não comestíveis, encerradas em ouriço. C.-do-brasil: castanheiro-do-pará. C.-do-maranhão: planta bombacácea, também chamada cacau-selvagem, castanheiro-do-pará, embiratanha, mamorana e sapote-grande (Bombax affine). C.-do-pará: árvore lecitidácea (Bertholletia excelsa). É a maior árvore da Amazônia e tem a tradição de que só vive nessa área, formando colônias em geral vastas. Tem tronco ereto, cilíndrico, até 30 m ou mais de altura, diâmetro de 0,50 cm a 1 m. Dá ouriços com várias sementes de polpa branca, oleosa, de grande valor econômico, nutritivo e medicinal. É também chamada amendoeira-da-américa, castanha-do-pará, eraí, iniá, juviá, tocari, toucá, tucá, c.-do-brasil, c.-do-maranhão e c.-do-rio-negro. C.-do-rio-negro: castanheiro-do-pará.
Quebrar a castanha de: a) humilhar, vencer; b) tirar a fama a. Tirar a castanha com a mão do gato: aproveitar-se de alguém na consecução de um objetivo.

domingo, 27 de abril de 2008

NOVOS HÓSPEDES DO DR. FRANCISCO D'OLIVEIRA CONDE!


Presos com 8 kg de cocaína em Xapuri
Policiais militares flagraram na madrugada desta sexta-feira, dia 25, Márcio Luiz de Lopes (30), Rosea Lima Figueiredo (28) e José Batista Rufino no entroncamento da BR-317 transportando 8 quilos de cocaína.
A droga estava escondida no capô do Fiesta, placa HZZ-9546, e no pneu reserva do carro.

Segundo informações da polícia, a prisão e apreensão dos acusados de tráfico de entorpecentes se deram por acaso.

Uma equipe da polícia recebeu denúncia anônima que uma pessoa teria sido vítima de assalto e estaria caminhando na BR-317 somente de cuecas, pois os assaltantes teriam roubado até as roupas da suposta vítima.

Ao se deslocaram até ao entroncamento, os policiais resolveram revistar o primeiro carro que passou no local e foi exatamente o carro Fiesta em que viajavam os acusados.

Preso, o trio foi indiciado na Delegacia Central de Xapuri por tráfico internacional de drogas e encaminhados ao presídio estadual. (Josimar Tavares - Ecosdanotícia)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

MUDANÇA DE FUSO HORÁRIO DO ACRE

O Presidente Lula sancionou hoje, a nova lei dos fusos horários do Brasil. Teremos três (3) fusos horários somente. O Acre passa a ter uma (1) hora a menos , em relação à Brasília . A nova lei passará a vigorar no prazo de sessenta dias.O acreano terá de se adaptar com o novo horário, que será permanente.Tristeza, entretanto, não impede ninguém de raciocinar e tentar imaginar a razão que se esconde por trás do apoio dos políticos de todas as cores e matizes aos empresários de comunicação da região. Mesmo que isto tenha custado a mudança do fuso horário regional à revelia da opinião popular.Muitos safrerão, até conseguir acertar o relógio biológico.Junto aos políticos da região eles vendem a idéia de que é muito saudável e salutar se mudar o fuso horário da região.O projeto de lei de autoria do senador Tião Viana revoga e altera dois incisos da Lei 2.784, de 18 de junho de 1913. O objetivo do parlamentar é mudar o fuso horário do Estado do Acre e de parte do Estado do Amazonas do fuso Greenwich “menos cinco horas” para o fuso Greenwich “menos quatro horas”.

CASO HILDEBRANDO PASCOAL

Hildebrando começa a falar sobre acusações
O ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, preso por ser acusado de comandar o grupo de extermínio esquadrão da morte, depôs ontem na 2ª Vara Criminal de Rio Branco, no processo que apura denúncia de falsificação de documento público por parte do ex-comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Jair Thomaz.

O ex-deputado chegou à sede do Juizado Criminal às 9h10 no carro de escolta da Guarda Penitenciária e acompanhado de perto por cinco homens da Companhia de Operações Especiais (COE).

Sem algemas, Hildebrando se mostrou bem-humorado. Cumprimentou quem encontrou pelo caminho e, pela primeira, desde que foi preso em 1999, concordou em conversar com um jornalista.

Quando subia à escada que dá acesso ao primeiro piso do prédio, durante 31 segundos, ele teve este diálogo com a reportagem da TRIBUNA

A TRIBUNA: O que o sr. tem a dizer sobre as acusações que lhe fizeram?
Hildebrando: Eu não tenho dúvidas, vou provar isso.

A TRIBUNA: O sr. acha que é perseguido?
Hildebrando: Compareça ao Tribunal do Júri que você ficará sabendo de toda a verdade.

A TRIBUNA: O sr. se diz inocente de todas as acusações?
Hildebrando: Eu vou provar todos os absurdos cometidos contra mim. Provarei com fatos, vou provar com fatos.

No banco dos réus, em junho
O ex-deputado federal se referiu quando falou do Tribunal do Júri, ao julgamento do Caso Baiano, crime mais cruel atribuído ao esquadrão da morte. Agilson Firmino dos Santos, o Baiano, foi encontrado morto com braços e pernas serrados, supostamente, por uma motosserra.

Hildebrando se sentará no banco dos réus em junho para responder ao processo que apura a morte do mecânico.

A ida de Hildebrando ao juizado criminal foi motivada por um processo que tramita na 2ª Vara, onde o ex-comandante da PM, Jair Thomaz, responde por crime de falsificação de documento público.

Hildebrando Pascoal é uma das testemunhas no processo onde o ex- comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Jair Thomaz, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual.
De acordo com a denúncia assinada pelo promotor Efrain Enrique Mendoza Filho, em 1992, quando comandava a PM no Acre, Jair Thomaz falsificou uma carteira da Polícia Militar, colocando no documento uma foto de Maria da Conceição Santos Valente embora constasse na carteira o nome de Priscilla Ane Thomaz, filha do coronel.

A emissão do documento foi assinada pelo próprio comandante, quando a responsabilidade de emitir a carteira era do também coronel Gilvan de Oliveira Vasconcelos, que também compareceu à audiência.

Segundo o MPE, Jair Thomaz mantinha um relacionamento amoroso com Maria da Conceição e teria dado a carteira como forma de beneficiar a amante.

Consta ainda no processo que, com a carteira, Maria da Conceição viajou para Salvador na Bahia com passagens pagas pela Polícia Militar.

Jair Thomaz foi denunciado por Hildebrando Pascoal, que na época era deputado estadual e desafeto do oficial. O MPE acatou a denúncia e a ofereceu à Justiça.

Maria da Conceição dos Santos Valente foi denunciada por uso de documento falso, mas o processo contra ela foi arquivado por ordem da juíza Denise Castelo Bonfim, em 28 de novembro de 2006.

Jair Thomaz ainda responde à acusação de falsificação de documento público, crime previsto no artigo 307, do Código Penal Brasileiro, e que prevê detenção de 2 a 6 anos. O defensor público Dión Nóbrega Leal foi designado para atuar na defesa do militar. (Jairo Barbosa) - Jornal A TRIBUNA.

terça-feira, 22 de abril de 2008

GOVERNO TERÁ MUSEU EM XAPURI

Museu de Xapuri será do governo
Xapuri - Pelo menos um dos motivos de discórdia entre o prefeito Vanderley Viana e o governo do Estado caminha para um epílogo.

O antigo prédio da prefeitura, completamente restaurado durante o governo Jorge Viana para abrigar o Museu do Xapury, deve, enfim, ser definitavamente doado pelo município ao Estado do Acre.

Projeto de lei tratando da doação do patrimônio, que está sob responsabilidade do Estado por força de um termo de cessão de uso, com validade de cinco anos, celebrado em 2004 pelas duas esferas, foi encaminhado à Câmara de Vereadores nesta semana que finda.

A matéria pode, inclusive, ser aprovada na próxima sessão, que acontecerá na terça-feira.
Inaugurado em 3 de agosto de 2004, na antiga prefeitura da cidade, o museu se transformou em razão de protestos por parte do prefeito Vanderley Viana, que por diversas vezes ameaçou invadir e tomar à força o prédio, como chegou a fazer no caso da Rádio Educadora 6 de Agosto, que teve os seus equipamentos também cedidos ao governo. A invasão rendeu um processo na Justiça Federal ao prefeito. As cessões foram feitas pelo antecessor de Vanderley, o ex-prefeito Júlio Barbosa.

O acervo do Museu do Xapury possui peças que apresentam características do cotidiano de pessoas que viveram no auge do ciclo da borracha e outras com temas relativos à luta dos trabalhadores rurais e ao povoamento da cidade desde a Revolução Acreana, passando pelo segundo ciclo da borracha até a morte do líder seringueiro Chico Mendes, cuja estátua de bronze é uma das atrações mais procuradas pelos turistas e visitantes do lugar.

Em contrapartida à doação do prédio, o governo vai destinar ao município uma máquina coletora de lixo de R$ 75 mil, segundo informou ao blog o vereador José Maria Miranda (PT).
O acordo mostra que Xapuri e o próprio Vanderley muito teriam ganhado se o entendimento entre a prefeitura e o governo fosse praticado desde o princípio e não somente agora no pagar das luzes deste mandato, marcado por muitas confusões e por pouquíssimas realizações.(Jornal a Tribuna de 22.04.2008)

domingo, 20 de abril de 2008

BOTAFOGÃO 1 X 0 FLUMINENSE


Botafogo
Castillo; Alessandro, Renato Silva, André Luis e Triguinho (Túlio Souza); Zé Carlos (Fábio), Túlio (Leandro Guerreiro), Diguinho e Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca

Fluminense
Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior César; Ygor (Tartá), Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

Data: 20/04/2008 (Domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: William de Souza Nery
Auxiliares: Paulo Sérgio Durans Fernandes e Marcos Tadeu Peniche Nunes
Cartões amarelos: André Luis, Alessandro, Wellington Paulista e Lúcio Flávio (BOT); Cícero, Gabriel , Luiz Alberto, Thiago Neves e Darío Conca (FLU)
Cartões vermelhos: Alessandro e Jorge Henrique (BOT)
Gols: Renato Silva, aos 39 minutos do segundo tempo.
Aqui o leitor tem a ficha técnica do jogo, onde o FOGÃO superou o fluminense e o árbitro. FOGÃO campeão da Taça Rio 2008 com todos os méritos, e vai enfrentar o Fla nos dias 27/4 e 04/05, para decidir quem vai levar o título do estadual do Rio de Janeiro 2008. Dáaaaaaaa-lhe Fogão!!!!!!!

sábado, 19 de abril de 2008

FALTA DE EDUCAÇÃO!!!!!!!!



Pasmem!! No último dia 16.04.2008, a escola municipal de primeiro grau denominada Novo Horizonte,situada na Vila do Incra, município de Porto Acre, foi interditada pela Justiça, deixando mais de 200 alunos a ver navios neste ano escolar de 2008. Enquanto se preconiza uma revolução na educação a nivel nacional, aqui, distante 29 Km de Rio Branco-AC, uma escola é interditada pela Justiça por imcompetência administrativa. Incompetência sim, porque os fatos que levaram a interdição foram detectados em 2007, e até hoje não foi tomada nenhuma providência para que chegasse a tal ponto. Houve uma reunião dia 17.04.2008, com alguns vereadores, não sei porque todos não compareceram, e os vereadores presentes afirmaram que desconheciam os fatos que culminaram com o fechamento, e não sabiam que a escola tinha sido interditada pela Justiça.KKKKKKK... ISSO NÃO PODEEEE!!!!!. Providências para reabertura da escola já!Estou de olho!.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

CORREIOS PEDRA FUNDAMENTAL


No final da tarde de hoje, na vila do Incra- Projeto Humaitá - Município de Porto Acre, distando apenas 29 Km da capital Rio Branco-Ac , foi lançada a pedra fundamental para construção de uma unidade dos Correios e Banco Popular do Brasil. O lançamento foi prestigiado por populares que por ali passavam. Para os habitantes do local é de grande valia o investimento, pois muitos serviços que buscam em Rio Branco, doravante após a abertura da Agência serão concluídos aqui.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

NÚMEROS!!!!

Os números gugol e gugolplex

Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros.

Esse nome surgiu quando em certa ocasião, o matemático americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de 9 anos, Milton Sirotta, qual era o maior número que existia. A resposta do menino (algo como guuugol) não foi muito animadora, mas na mente de Kasner isso virou uma bela brincadeira. Em homenagem ao sobrinho, ele chamou de gugol ("googol", em inglês) o número 1 seguido de 100 zeros ou, dizendo de outra forma, o número 10 elevado a 100.

Em seguida, usou o gugol como base para denominar um número ainda maior: o gugolplex, que equivale a "10 elevado a 1 gugol". Imagine quantas folhas de papel seriam necessárias para escrever o número gugolplex por entenso.

CAFÉ DA MANHÃ

Pesquisas comprovam importância do café da manhã

JULLIANE SILVEIRA
da Folha de S.Paulo

Carol Guedes/Folha Imagem
Pesquisas comprovam a importância do café da manhã para manter o peso e a saúde
Pesquisas comprovam a importância do café da manhã para manter o peso e a saúde

"Não saia de casa sem comer" e variações como "o café da manhã é a refeição mais importante do dia" são algumas das mais sábias lições maternais. Passada por gerações a fio, por meio de uma sabedoria mais popular do que científica, a importância da primeira refeição do dia tem recebido atenção do meio acadêmico --comprovando que as mães sempre estiveram certas.

Uma pesquisa da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes e publicada no periódico "Pediatrics" no mês passado, mostrou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Cinco anos após o início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam.

"Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias", diz Rosana Perim Costa, sócia-fundadora da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e gerente de nutrição do HCor (Hospital do Coração).

Resultados como os da pesquisa não se restringem aos adolescentes. Segundo Ana Maria Lottenberg, nutricionista da disciplina de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), quem toma café da manhã é mais magro. "Diversas pesquisas mostram isso. Minha experiência no consultório mostra também que os obesos e quem tem sobrepeso geralmente escolhem só um cafezinho cedo e depois têm fome o dia todo." E acabam consumindo petiscos gordurosos durante a manhã.


sábado, 12 de abril de 2008

SEM TRATAMENTO

Sem tratamento

Brasileiros deixam diabetes sem controle

Publicada em 12/04/2008 às 17h40m

Antônio Marinho, O Globo

A última pesquisa "O mapa da saúde do brasileiro", do Ministério da Saúde, mostrou que os brasileiros estão comendo mais. Mas isso não significa que tenham uma alimentação saudável. Tanto que 43% estão acima do peso e 13% são obesos. Resultado: o aumento do número de casos de diabetes do tipo 2, associado à obesidade. Até 2025 serão 380 milhões de diabéticos no mundo. E a situação vai piorar no Brasil, onde 7% da população sofrem da doença. Para cada brasileiro diagnosticado, há outro que ignora ser diabético. Da metade que sabe ter o mal, só metade vai ao médico.

" Só no Brasil são mais de 500 casos novos por dia "

A doença segue num ritmo acelerado. Surge um caso novo a cada cinco segundos no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), só no Brasil são mais de 500 casos novos por dia. Estudo nacional mostrou que 75% dos diabéticos tipo 2 estão acima do peso. E apesar do desenvolvimento de novas drogas e tratamentos cirúrgicos, médicos afirmam que é mais fácil e barato adotar hábitos saudáveis: adotar uma dieta balanceada e praticar atividade física.

Isso porque no diabetes é imprescindível o controle da glicemia, da pressão arterial e do colesterol para não sofrer complicações graves no coração, nos rins e nos olhos. No Brasil a situação é crítica porque a maioria dos pacientes não recebe tratamento. Aqui ainda é alto o número de amputações por causa do diabetes.

MISS BRASIL 2008

Beleza acreana desfila hoje
na passarela do Miss Brasi
l
Ela já está conhecida em São Paulo - onde chegou há uma semana para preparar-se para o concurso - como “Estrela”. E não é para menos, a candidata acreana ao Miss Brasil 2008, carrega no nome essa definição. “Achernar quer dizer estrela em árabe”, contou ela ao UOL Tablóide. Lembramos aos leitores deste blog, que a canditada foi indicada aqui no Acre, já que não houve concurso de Miss Acre por falta de canditadas.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

CHICO MENDES

Sede do Instituto Chico Mendes será em Xapuri
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro e foi criado em agosto de 2007.
De acordo com o delegado do Ibama no Acre, Anselmo Forneck a principal missão institucional da nova entidade é administrar as unidades de conservação federais, que são áreas de importante valor ecológico.
Segundo ele, o Instituto foi criado com o objetivo de potencializar as unidades de conservação da Amazônia de uso sustentável, como as reservas extrativistas e florestas nacionais, e também as estações ecológicas e parques para pesquisa e manutenção da biodiversidade.
O núcleo responsável por acompanhar as ações na reserva Chico Mendes, no Acre, será instalado e inaugurado em Xapuri até o final do ano. “Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele”, disse o superintendente.
O Instituto tem também a função de executar as políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e de apoio ao extrativismo e às populações tradicionais.
Anselmo Forneck afirmou ainda que a implantação de programas como Luz para Todos e de crédito habitação na reserva está garantindo a qualidade de vida e a permanência dos extrativistas.
“A fábrica de preservativos é um exemplo de como isso vem acontecendo no Estado”, ressaltou ele.
Dentre as missões do órgão federal estão a de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, além de exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação federais.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

DEUS NEGRO

Eu, detestando pretos,Eu, sem coração!Eu, perdido num coreto,Gritando: "Separação"!Eu, você, nós...nós todos,cheios de preconceitos,fugindo como se eles carregassem lodo,lodo na cor...E, com petulância, arrogância,afastando a pele irmã.Mas,estou pensando agora,e quando chegar minha hora ?Meu Deus, se eu morresse amanhã, de manhã?Numa viagem esquisita, entre nuvens feias e bonitas,se eu chegasse lá e um porteiro manco,como os aleijados que eu gozei, viesse abrir a porta,e eu reparasse em sua vista torta, igual àquela que eu critiquei?Se a sua mão tateasse pelo trinco,como as mãos do cego que não ajudei ?Se a porta rangesse, chorando os choros que provoquei ?Se uma criança me tomasse pela mão,criança como aquela que não embalei,e me levasse por um corredor florido, colorido,como as flores que eu jamais dei ?Se eu sentisse o chão frio,como o dos presídios que não visitei ?Se eu visse as paredes caindo,como as das creches e asilos que não ajudei ?E se a criança tirasse corpos do caminho,corpos que eu não levanteidando desculpas de que eram bêbados, mas eram epiléticos,que era vagabundagem, mas era fome?Meu Deus !Agora me assusta pronunciar seu nome .E se mais para a frente a criança cobrisse o corpo nu,da prostituta que eu usei,ou do moribundo que não olhei,ou da velha que não respeitei,ou da mãe que não amei ?Corpo de alguém exposto, jogado por minha causa,porque não estendi a mão, porque no amor fiz pausa e dei,sei lá, só dei desgosto?E, no fim do corredor, o início da decepção .Que raiva, que desespero,se visse o mecânico, o operário, aquele vizinho,o maldito funcionário, e até, até o padeiro,todos sorrindo não sei de quê?Ah! Sei sim, riem da minha decepção.Deus não está vestido de ouro. Mas como?Está num simples trono.Simples como não fui, humilde como não sou.Deus decepção .Deus na cor que eu não queria,Deus cara a cara, face a face,sem aquela imponente classe.Deus simples! Deus negro !Deus negro?E Eu...Racista, egoísta. E agora ?Na terra só persegui os pretos,não aluguei casa, não apertei a mão.Meu Deus você é negro, que desilusão!Será que vai me dar uma morada?Será que vai apertar minha mão? Que nada .Meu Deus você é negro, que decepção!Não dei emprego, virei o rosto. E agora?Será que vai me dar um canto, vai me cobrir com seu manto?Ou vai me virar o rosto no embalo da bofetada que dei?Deus, eu não podia adivinhar.Por que você se fez assim?Por que se fez preto, preto como o engraxate,aquele que expulsei da frente de casa?Deus, pregaram você na cruze você me pregou uma peça.Eu me esforcei à beça em tantas coisas,e cheguei até a pensar em amor,Mas nunca,nunca pensei em adivinhar sua cor.

QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C

A vitamina C tornou-se popular em virtude do seu papel como antioxidante, com potencial de oferecer proteção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento. Mas nem tudo são boas notícias. O excesso de vitamina C pode causar efeitos colaterais, como náuseas e diarréiaO QUE É VITAMINA C?
A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso. QUAL A QUANTIDADE SUFICIENTE?
Essa é uma pergunta difícil de responder. O Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciências (The Food and Nutrition Board of the National Academy of Sciences) está revendo as atuais recomendações de ingestão de vitamina C. No número de 21 de abril de 1999 do JAMA (Journal of the American Medical Association), especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60mg para 100-200mg por dia. Eles enfatizam que, sempre que possível, a vitamina C deve ser obtida de frutas e vegetais, e que as pessoas podem ingerir a quantidade recomendada comendo cinco porções de frutas e vegetais por dia.
A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis. A melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C. Uma dieta rica em frutas e vegetais também pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

SAÚDE

PIMENTAS Quanto mais quente melhor
Elas melhoram a digestão e protegem contra alguns tipos de câncer. Não bastasse, podem fazer seu corpo torrar aquela gordurinha
por Cida de Oliveira design Giovanni Tinti fotos Dercílio
Verdes e vermelhas, as pimentas mostram seu poder de fogo contra uma série de encrencas, desde dor de cabeça até artrite, passando por reumatismo, má digestão, colesterol alto e doenças circulatórias. Recentemente canadenses e holandeses vieram com uma história ainda mais picante: essa família ardida seria uma ótima ajuda para vencer a obesidade. As evidências vêm de um trabalho em parceria feito por cientistas da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, com cientistas do Centro de Ciências Alimentícias de Wageningen, na Holanda.
Segundo o estudo, o fruto da pimenteira derreteria os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Isso graças à capsaicina, substância presente na parte mais esbranquiçada, onde ficam as sementes. Como é a capsaicina que arde, o título desta reportagem é justo.
O mecanismo é simples. Para quebrar os nutrientes da comida e absorvê-los, nosso aparelho digestivo trabalha duro e gasta muito combustível. A capsaicina faz com que ele, nas horas de serviço pesado, se abasteça nos depósitos gordurosos. Esse processo, ainda por cima, aumenta a temperatura corporal e, para dissipá-la, lá se vão mais calorias e calorias. É por isso que ingredientes com essa capacidade são chamados de termogênicos.
"A pimenta no mínimo ajuda no controle de peso", ensina o professor Angelo Tremblay, da Universidade Laval, que investiga o condimento. Entre outras peripécias o pesquisador ofereceu uma entrada bem apimentada a um grupo de voluntários e notou, por meio de complicados testes laboratoriais, que o tempero fez com que consumissem cerca de 200 calorias a mais só para digerir a refeição completa.
A nutróloga e especialista em Medicina ortomolecular Tâmara Mazaracki, do Rio de Janeiro, elege a capsaicina como grande aliada em diversos tratamentos. "Ela reduz a formação de gases e melhora a produção do suco gástrico. Por isso dá uma força na digestão difícil", exemplifi ca. Mas Tâmara faz uma ressalva: "O ingrediente é contra-indicado para quem sofre de gastrite ou úlcera." O mais paradoxal é que a pimenta em si parece ser capaz de combater a Helicobacter pylori, bactéria envolvida nesses males estomacais. Ao menos em tubos de ensaio e tubo de ensaio não sente dor nem queimação - seus compostos deram um basta no micróbio. Ainda assim, até que surjam mais estudos, é melhor ter cautela se o estômago vive reclamando (veja o quadro sobre Medicina chinesa).
LOTADAS DE NUTRIENTES
Quanto às suas propriedades para a circulação, isso ninguém questiona. "Seus componentes anticoagulantes ajudam na desobstrução dos vasos sangüíneos", afirma o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin, também do Rio de Janeiro. Independentemente da ardida capsaicina se é que dá para se esquecer dela , as pimentas em geral estão cheias de betacaroteno, molécula que se transforma em vitamina A e que tem potente ação antioxidante. Pasme: elas também oferecem cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja (se a gente conseguisse comer tanta pimenta quanto pesa uma laranja, mas...). Mesmo em doses moderadas, a mistura caprichada explica a boa atuação do tempero, no uso cotidiano, para prevenir doenças. Recentemente cientistas de Taiwan observaram a morte de células cancerosas do esôfago. Já em Toronto, no Canadá, a pimenta melhorou o funcionamento do pâncreas em cobaias com diabete tipo 2.
Há quem investigue fins terapêuticos bem longe da sala de jantar, especialmente quando se buscam efeitos antiinfl amatórios e analgésicos que, sim, a capsaicina também tem. No caso, formulam-se pomadas e emplastros com o ingrediente ardido, testados em problemas como artrite. Mas, cá entre nós, para os apreciadores, pôr a pimenta no prato é um tratamento preventivo bem mais saboroso.
PARA REGULAR A TEMPERATURA
De acordo com a Medicina tradicional chinesa, a pimenta na comida pode infl uenciar o equilíbrio energético. "Uma gastrite, por exemplo, pode ser causada por questões emocionais que levam ao aumento do calor ou, para nós, energia yang", explica o médico Mauro Perini, professor da pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo. "Ou pode ser provocada por um mau funcionamento estomacal relacionado ao frio ou aumento da energia yin. Por ser um alimento aquecedor, a pimenta é contra-indicada no primeiro caso e recomendada no segundo", diz ele, evidenciando a importância do diagnóstico preciso.
UM RANKING DE ARDER
As pimentas que mais provocam a queima de calorias na digestão
IMAGEMTXT1º HabaneroOriginária da região que vai do México à América Central, era cultivada pelos maias antigos. Sua coloração varia, mas sempre tem um sabor que persiste na boca.
IMAGEMTXT2º MalaguetaParenta da mexicana tabasco, é a mais consumida entre as pimentas cultivadas em nosso país e a segunda que mais ajuda a emagrecer.
IMAGEMTXT3º CaienaAnda mais famosa nos laboratórios do que na cozinha. Não faltam estudos, como o realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrando que também ajuda a livrar as artérias das gorduras nocivas.
IMAGEMTXT4º Cambuci e cumariIgualmente ardidas, empatadas no quarto lugar, a cambuci é grandalhona e mais adocicada. Já a pequenina cumari, nativa da região amazônica, chega a ser levemente amarga.
IMAGEMTXT5º JalapenoO consumo desta pimenta mais uma de origem mexicana anda associado à prevenção do tumor de próstata, além de acelerar a queima calórica.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Reintegração de ex-funcis do BB

Proposta prevê a reintegração de ex-funcionários do BB
Reportagem - Oscar Telles
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 512/07, que prevê a reintegração no emprego de funcionários do Banco do Brasil demitidos no período de 1995 a 2002. Para ter direito à reintegração, o ex-funcionário deverá ter sido demitido do banco sem justa causa ou sido coagido a pedir demissão em casos como transferência arbitrária.
A proposta, apresentada pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Chico Lopes (PCdoB-CE), prevê ainda que a reintegração só gerará efeitos financeiros a partir do retorno ao serviço, que se dará no cargo anteriormente ocupado ou resultante de eventual transformação. No entanto, de acordo com o projeto, será assegurado o cômputo do tempo de serviço, a progressão salarial e o pagamento das contribuições previdenciárias no período compreendido entre a demissão e a vigência da lei.
Para ser reintegrado ao serviço, o interessado deverá apresentar documentação no prazo de sessenta dias, contados da data em que a lei entrar em vigor, assegurando prioridade aos candidatos que estejam desempregados.
Para os autores, o projeto busca reparar uma injustiça e mitigar os efeitos desastrosos que as demissões provocaram. “Segundo dados coletados junto às entidades sindicais dos trabalhadores, entre 1995 e 2002 foram demitidos de forma arbitrária aproximadamente 36 mil empregados, sem contar as centenas de empregados que foram obrigados a se aposentar antecipadamente”, assinalam os autores.
TramitaçãoA matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Propaganda Eleitoral 2008

Propaganda eleitoral na internete tem regras
Os candidatos às eleições municipais de 5 de outubro podem divulgar propaganda eleitoral somente a partir de 6 de julho deste ano. A propaganda gratuita no rádio e televisão será transmitida de 19 de agosto a 2 de outubro, no primeiro turno. Essas regras estão disciplinadas na Resolução 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traz algumas alterações em relação ao último pleito presidencial, em 2006.
Uma dessas novidades é sobre a propaganda eleitoral por meio da internete. De acordo com o artigo 18 da Resolução, este tipo de propaganda só será permitido em página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral. O candidato não é obrigado a usar terminação “can.br”, já que é facultado o uso de outros domínios. No primeiro turno, a página da rede mundial de computadores pode ser mantida até a antevéspera do pleito, ou seja, até 3 de outubro.
Outra alteração trazida pela Resolução 22.718/08 é sobre o tamanho das placas, cartazes, pinturas ou inscrições em bens particulares. Na última eleição, as normas não traziam o tamanho máximo, apenas disciplinavam que era proibida a propaganda em tamanho que pudesse configurar desvio ou abuso do poder econômico. Após vários julgamentos do TSE sobre o assunto durante o pleito de 2006, o Tribunal disciplinou nesta Resolução que o tamanho máximo para este tipo de propaganda é de 4m². Quem desrespeitar essa norma pode pagar multa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.
Uma regra sobre debates também foi alterada pela nova Resolução da propaganda. Quando não havia acordo entre os veículos de comunicação e os candidatos, era assegurada a participação de candidatos dos partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados. Agora, a resolução determina que a representação de cada partido é aquela resultante da eleição.
A autoridade competente para tomar as providências relacionadas à propaganda eleitoral e para julgar representações sobre o assunto é o juiz eleitoral. Eventuais recursos podem chegar aos Tribunais Regionais Eleitorais e até ao TSE. Confira outras regras que os candidatos devem seguir durante a propaganda eleitoral:
Propaganda intrapartidária
As convenções para escolha dos candidatos pelos partidos podem acontecer de 10 a 30 de junho. Na quinzena anterior à convenção, os pré-candidatos podem fazer propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome para concorrer no pleito de 5 de outubro. A propaganda só pode ser feita por meio de faixas e cartazes afixados em locais próximos da reunião. Não pode haver propaganda no rádio, na televisão nem na internete.

domingo, 6 de abril de 2008

Xapuri inaugura fábrica de preservativos.



Segunda-feira, dia 07.04.2008, amanhã, será inaugurada a primeira fábrica de preservativos da região Norte do Brasil. Está prevista a presença da Ministra Marina Silva do meio ambiente e José Temporão da Saúde.


A meta de produção inicial é de 100 milhões de preservativos por ano. A fábrica de Xapuri será a primeira produtora nacional de preservativos masculinos no Brasil. Os 600 milhões que o país produz anualmente são fabricados por empresas internacionais.


A matéria prima, que é o látex da amazônia, extraído das florestas do Acre, diga-se de XAPURI, somente veio a contribuir no aumento

da renda familiar dos seringueiros.