quinta-feira, 19 de junho de 2008

SAIBA COMO GARANTIR VIDA LONGA AOS PNEUS DO SEU CARRO

Manutenção é fundamental para a segurança e ajuda na economia de combustível.
Calibragem constante é o cuidado mais importante com o pneu.


Priscila Dal Poggetto

Toda a tecnologia implantada no desenvolvimento de um pneu pode ser comprometida se ele não for calibrado. Se as condições de pressão não forem adequadas, além de comprometer a segurança do veículo - a estabilidade diminui e o condutor perde a capacidade de manejo - o carro consumirá mais combustível. Por isso, é muito importante a manutenção constante dos pneus.

pneu_carro_cuidados_a.jpg "Se o carro roda com 30 libras, e você deixa com 20% a menos, na cidade pode nem perceber, mas na estrada faz uma enorme diferença. Aqueles 3% de economia de combustível que se consegue com o desenvolvimento de pneus com baixa resistência ao rolamento se perdem. Além disso, o pneu perde até 30% de vida útil e a segurança fica comprometida", afirma o gerente de marketing de produto de pneus de passeio e caminhonete da Michelin América do Sul, Renato Silva.

A recomendação dos especialistas é que a calibragem seja feita a cada quinze dias, inclusive do estepe. O ideal é calibrar o pneu quando ele estiver frio. "Pode parecer exagero, mas é muito importante a manutenção da pressão. Vários fatores podem causar a perda de pressão, como furos, um prego que ficou no furo, uma válvula que não funciona direito, uma roda amassada etc. Isso compromete a performance do pneu", destaca o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.

Sobre o nível de pressão, Falkenstein ressalta que se deve seguir as recomendações especificadas no manual do carro. "Essa calibragem ideal é buscada em testes e é a que permite obter o melhor equilíbrio", afirma o diretor da Pirelli.

O excesso de pressão também é prejudicial. O pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem também são maiores.
"Ecos da Notícia"

Nenhum comentário: