sexta-feira, 11 de abril de 2008

CHICO MENDES

Sede do Instituto Chico Mendes será em Xapuri
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro e foi criado em agosto de 2007.
De acordo com o delegado do Ibama no Acre, Anselmo Forneck a principal missão institucional da nova entidade é administrar as unidades de conservação federais, que são áreas de importante valor ecológico.
Segundo ele, o Instituto foi criado com o objetivo de potencializar as unidades de conservação da Amazônia de uso sustentável, como as reservas extrativistas e florestas nacionais, e também as estações ecológicas e parques para pesquisa e manutenção da biodiversidade.
O núcleo responsável por acompanhar as ações na reserva Chico Mendes, no Acre, será instalado e inaugurado em Xapuri até o final do ano. “Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele”, disse o superintendente.
O Instituto tem também a função de executar as políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e de apoio ao extrativismo e às populações tradicionais.
Anselmo Forneck afirmou ainda que a implantação de programas como Luz para Todos e de crédito habitação na reserva está garantindo a qualidade de vida e a permanência dos extrativistas.
“A fábrica de preservativos é um exemplo de como isso vem acontecendo no Estado”, ressaltou ele.
Dentre as missões do órgão federal estão a de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, além de exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação federais.

Nenhum comentário: